ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 16º

Política

Deputados aprovam projeto que veta exclusão de grávida em teste físico

Mayara Bueno e Leonardo Rocha | 19/10/2016 14:07
Sessão na Assembleia Legislativa de MS. (Foto: Roberto Higa/ALMS).
Sessão na Assembleia Legislativa de MS. (Foto: Roberto Higa/ALMS).

Foram aprovados, nesta quarta-feira (19), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, os projetos de leis que preveem a instalação de câmeras no interior dos pets shops e o que proíbe a reprovação de candidatas grávidas em testes físicos. Ambas proposta ainda passarão pela análise do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

De autoria da deputada Antonieta Amorim (PMDB), o projeto que determina a instalação de câmeras serve para assegurar imagens que garantam o zelo e cuidados com os animais, durante atendimentos médicos, banhos e tosas.

Já a proposta de Renato Câmara, também do PMDB, veda o desligamento automático de gestantes em concursos públicos, por conta de limitações à realização de testes físicos.

Neste caso, o projeto prevê a oportunidade da candidata apresentar laudos e exames médicos que indiquem a capacidade plena, parcial ou inaptidão para fazer o teste físico. "Como ela não tem igualdade de competir com as demais mulheres, atualmente ela é desligada do concurso, mas vão ter que definir outra saída, como agendar a prova para outro momento ou realizar um teste alternativo". 

O órgão que propõe o concurso público ainda poderá proporcionar testes diferenciados, específicos e compatíveis com o estado da gestante, como aqueles aplicados em pessoas com deficiência.

Os dois projetos aprovados hoje podem ser sancionados, desta forma, passarão a valer. Mas, também podem ser vetados. Neste caso, os deputados ainda poderão derrubá-los ou mantê-los.
Por fim, foi aprovado o projeto que institui o Dia Estadual da Equoterapia, de autoria do deputado Marcio Fernandes (PMDB). O objetivo é difundir a prática equoterápica.

Nos siga no Google Notícias