ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Política

Deputados aprovam redução de quórum para mudar Constituição Estadual

Deputado tucano Felipe Orro foi o único a mudar voto, tendo sido favorável no primeiro turno e contra no segundo

Nyelder Rodrigues | 08/09/2020 15:00
Mudança recebeu 20 votos a favor e dois votos contra (Foto: Reprodução)
Mudança recebeu 20 votos a favor e dois votos contra (Foto: Reprodução)

Os deputados estaduais de Mato Grosso do Sul aprovaram em segundo turno nesta terça-feira (8) a mudança do quórum necessário para aprovação de PECs (Propostas de Emenda à Constituição) no Estado. Antes estimado em dois terços do total de cadeiras da Casa, o quórum para mudar a Constituição agora ficará em três quintos.

Assim, como há 24 vagas na Assembleia Legislativa, serão necessários 15 (arredondamento previsto em legislação para a média de 14,4) votos ao invés dos anteriores 16. O primeiro turno dessa votação aconteceu no dia 6 de agosto, contando com o apoio de 19 dos 20 presentes na sessão - apenas Renan Contar (PSL) foi contra.

Nesta terça, apenas Jamilson Name (sem partido) não votou, além do presidente da Casa, Paulo Corrêa (PSDB). Foram 20 votos a favor da mudança e dois contra. Contar novamente se posicionou contrário a medida, sendo agora seguido por Felipe Orro (PSDB), que na primeira votação foi apresentou voto favorável.

A alteração, segundo a própria Assembleia Legislativa, visa atender recomendações da Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais) para que haja alinhamento do quórum local ao quórum previsto na Constituição Federal para o Congresso.

"Estamos nos adequando inclusive por solicitação da instituição que nos guia, a Unale, para que pudéssemos fazer simetria com a Constituição Federal. Tem também uma ADI [Ação Direta de Inconstitucionalidade] no Supremo Tribunal Federal", explicou na época da primeira votação o presidente da Assembleia, Paulo Corrêa (PSDB).

Nos siga no Google Notícias