ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Política

Deputados aprovam regularização de aldeia para 190 famílias indígenas

Aldeia Lagoa Bonita fica na região norte de Campo Grande

Leonardo Rocha | 21/03/2017 13:10
Liderança indígena, Nito Nelson, disse que doação vai ajudar a comunidade (Foto: Leonardo Rocha)
Liderança indígena, Nito Nelson, disse que doação vai ajudar a comunidade (Foto: Leonardo Rocha)
Deputados aprovaram projeto, na sessão desta terça-feira (Foto: Assessoria/ALMS)
Deputados aprovaram projeto, na sessão desta terça-feira (Foto: Assessoria/ALMS)

Os deputados aprovaram, em segunda votação, a doação e regularização de área da aldeia Lagoa Bonita, onde vivem 192 famílias indígenas, na região norte de Campo Grande. Após acordo, o governo estadual também concordou em não cobrar os custos desta documentação.

Representantes de comunidades indígenas foram até a Assembleia, acompanhar a votação, a convite da bancada estadual do PT. "Esta área foi comprada há mais de 16 anos e tem por volta de 780 indígenas. Esta doação será importante para conseguirmos recursos e projetos para melhorias na aldeia", disse Nito Nelson, que pertence a etnia Kaiowá.

Ele ponderou que esta regularização permite receber investimentos voltados para a educação, como construção de escolas, assim como uma unidade específica de saúde para os índios, no local. "Também vamos requisitar uma linha de ônibus para nossa aldeia", ponderou.

A aldeia Lagoa Bonita fica na região norte, próximo ao bairro Nova Lima e residencial Tarsila Amaral. A doação será feita pela Agehab (Agência Estadual de Habitação). "O governo mostra que tem atenção especial com os índios e sensibilidade com a causa", disse Rinaldo Modesto (PSDB), líder do Governo.

Emenda - O deputado João Grandão (PT) também conseguiu emplacar uma emenda, que retirava da comunidade indígenas, os gastos com os documentos desta regularização. "Eles não teriam condições de arcar com estas despesas, por isso pedimos ao governo e ele nos atendeu, até para facilitar esta conquista para comunidade".

Amarildo Cruz (PT) elogiou a decisão do governo de doar a área, no entanto pediu que as demais demandas da comunidade, em diversos setores, como emprego, saúde, educação e infraestrutura, sejam, atendidos pelo poder público. "Esta regularização é muito importante, mas eles precisam de mais apoio e atenção".

Nos siga no Google Notícias