ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Política

Deputados aprovam vacinas contra gripe H1N1 a feirantes e comerciantes

Leonardo Rocha | 04/05/2017 12:26
Deputados aprovam projeto na sessão desta quinta-feira, na Assembleia (Foto: Victor Chileno/ALMS)
Deputados aprovam projeto na sessão desta quinta-feira, na Assembleia (Foto: Victor Chileno/ALMS)

 Os deputados aprovaram, em primeira votação, o projeto que coloca feirantes e comerciantes populares, entre os públicos que recebem vacinas gratuitas contra a gripe H1N1. A justifica é que eles estão em contato direto com a população, por isto tem alto risco de contagio da doença.

O projeto de autoria de Paulo Siufi (PMDB), agora segue para as comissões de mérito, para depois ser novamente apreciado em plenário, em segunda votação. Caso seja aprovado, ainda passa pelo crivo do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

O autor destaca que os dois públicos tem um contato diário com um grande fluxo de pessoas, tanto nas feiras, como nos comércio populares. "Por este este contato direto, precisam ser vacinados, sempre seguindo a prioridade definida pelo Ministério da Saúde", justifica.

Para ter acesso a vacina, os trabalhadores devem apresentar alvarás de funcionamento ou carteiras ligadas aos sindicatos e associações. Caberá ao poder executivo, por meio dos órgãos competentes de cada município, viabilizar esta ação. Podem ser feitos se necessário, convênios com instituições públicas e privadas.

Esta vacinação para feirantes e comerciantes já é prevista em lei municipal em Campo Grande, que contempla os trabalhadores do Mercadão e Camelódromo, por exemplo, além de outros centros comerciais. O autor espera que a lei seja cumprida na prática.

Nos siga no Google Notícias