ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Política

Deputados articulam a criação de fundo estadual aos idosos em MS

Eles precisam convencer o governo estadual a apresentar um projeto para criar este fundo específico

Leonardo Rocha | 03/07/2017 12:55
Frente Parlamentar de Defesa do Idoso durante reunião na Assembleia (Foto: Wagner Guimarães/ALMS)
Frente Parlamentar de Defesa do Idoso durante reunião na Assembleia (Foto: Wagner Guimarães/ALMS)

Os deputado que integram a Frente Parlamentar de Defesa dos Idosos articulam junto ao governo, a criação de um fundo estadual específico, para financiar programas e projetos voltados a este público. Eles alegam que muitas ações são definidas, mas faltam recursos para colocar as atividades em prática.

"Esse Fundo é uma luta de 20 anos em Mato Grosso do Sul. Em alguns estados já existe e arrecada recursos públicos e da iniciativa privada para financiar ações voltadas aos idosos ou colaborar com as políticas públicas", disse o coordenador da Frente, o deputado Renato Câmara (PMDB).

Ele ressaltou que este público representa cerca de 350 mil pessoas no Estado, o que mostra que é preciso ter políticas públicas específicas para o setor. O deputado citou que o Fundo estadual do Idoso em São Paulo, já tem arrecadação superior a R$ 10 milhões.

Renato também explicou que a criação de um fundo estadual em Mato Grosso do Sul, deve ser formulado e apresentado pelo poder executivo, já que precisa de previsão no orçamento. "Já foi iniciada uma conversa com o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), na intenção de sensibilizá-lo sobre o tema".

A deputada Antonieta Amorim (PMDB), integrante da Frente Parlamentar, lembra que muitos projetos e programas voltados aos idosos, só podem ser colocados em prática, se houver um investimento do poder público. "Um fundo estadual seria destinado para estas ações".

Amorim ainda citou a necessidade de abri uma "casa de abrigo" em que as pessoas poderiam deixar os idosos, durante o dia. "Uma espécie de creche, mas voltada a terceira idade, para que os filhos que cuidam possam trabalhar e depois buscá-los (idosos) ao final do dia", pontuou.

Além dos deputados já citados, também são membros da Frente Parlamentar João Grandão (PT), Beto Pereira (PSDB) e Márcio Fernandes (PMDB). O grupo de trabalho ainda conta com a participação e contribuição de mais de 20 instituições, que tratam deste público.

Nos siga no Google Notícias