ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Política

Deputados de MS dizem que oposição tentará adiar votação sobre Temer

Câmara vai votar aceitação de denúncia contra o presidente Michel Temer na próxima quarta-feira

Leonardo Rocha e Yarima Mecchi | 31/07/2017 12:14
Carlos Marun diz que base está confiante em vitória na votação a favor de Temer (Foto: Antonio Augusto/ Câmara dos Deputados)
Carlos Marun diz que base está confiante em vitória na votação a favor de Temer (Foto: Antonio Augusto/ Câmara dos Deputados)

Os deputados de Mato Grosso do Sul - Luiz Henrique Mandetta (DEM) e Carlos Marun (PMDB) - acreditam que os parlamentares que estão na oposição irão tentar adiar a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer (PMDB), que está marcada para ocorrer na próxima quarta-feira (2), na Câmara Federal.

De acordo com eles, a estratégia é faltar a sessão, não permitindo assim que haja quórum suficiente para começar a votação. "São necessários 342 deputados no plenário, com registro e divulgação no painel, para que a votação comece, a informação que chegou é que a oposição não estará presente, para que o assunto siga parado", disse Mandetta.

O democrata diz que é justamente esta "queda de braço" que deve encontrar amanhã (01), quando estiver em Brasília, em um confronto de estratégias entre base aliada e oposição. "Eles (oposição) querem manter o assunto parado e vão se articular para isto". Já a base se concentra em consolidar o apoio ao presidente, para votação contra a aceitação da denúncia.

Carlos Marun (PMDB), aliado do presidente, ponderou que a responsabilidade de "ter ou não quórum" é da oposição. "Eles é que querem a saída do presidente, para isto ocorrer precisam ir para votação, mas a base está confiante é vê a vitória neste embate como certa".

Sobre eventual "desgaste" do presidente, caso não haja votação na quarta-feira, Marun alega que "atrapalha mais o País" do que o próprio Governo. "Ficamos todos parados nesta história, mas o que podemos dizer é que neste momento eles (oposição) não têm nem 200 votos".

Luiz Henrique Mandetta diz que oposição vai tentar adiar votação (Foto: Agência Câmara)
Luiz Henrique Mandetta diz que oposição vai tentar adiar votação (Foto: Agência Câmara)

Votação - Em sessão de amanhã (01) será feita a leitura da votação sobre a denúncia que ocorreu na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), com o devido resultado. Depois é convocada oficialmente nova sessão para quarta-feira (2).

Neste dia se inicia com abertura de espaço para discussões, para depois chegar a fase da votação. São necessários 342 (votos) dos 513 deputados, para que o processo tenha continuidade, se a oposição não tiver os votos suficientes, o presidente só será investigado após deixar o cargo.

O presidente Michel Temer (PMDB) é processado por corrupção passiva. O procurador-geral da República, Rodrigo Janot atribui crime a Temer a partir do inquérito da Operação Patmos - investigação desencadeada com base nas delações dos executivos do grupo J&F, que controla a JBS.

Bancada - Os deputados de Mato Grosso do Sul estão divididos sobre a denúncia contra Temer. Três parlamentares - Zeca do PT, Vander Loubet (PT) e Dagoberto Nogueira (PDT) - já anunciaram votos a favor da continuidade do processo, enquanto que Carlos Marun (PMDB) e Elizeu Dionízio (PSDB) irão se posicionar contra.

Já Luiz Henrique Mandetta (DEM), Tereza Cristina (PSDB) e Geraldo Resende (PSDB) estão indecisos e dizem que só vão anunciar o voto, na quarta-feira. "Foi um entendimento dentro do partido, de não se posicionar antes, porque estamos na linha sucessória do presidente, com o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ)", explicou o democrata.

Nos siga no Google Notícias