ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Política

Deputados discutem impacto da reforma da Previdência na agricultura familiar

Os novos debates fazem parte de um acordo com a oposição para evitar obstrução na leitura do relatório, no dia 2 de maio

Lucas Junot | 24/04/2017 14:02
Carlos Marun é o presidente da comissão especial que discute o assunto na Casa de Leis (Foto: Agência Câmara)
Carlos Marun é o presidente da comissão especial que discute o assunto na Casa de Leis (Foto: Agência Câmara)

Cumprindo a agenda de mais debates antes da apresentação do relatório final sobre a reforma da Previdência, na Câmara dos Deputados, parlamentares discutem na próxima quinta-feira (27) os impactos da proposta na agricultura familiar. A audiência faz parte do acordo firmado entre o presidente da Comissão Especial, Carlos Marun (PMDB) e a oposição, para evitar obstrução na leitura do relatório, marcada para o dia dois de maio.

O deputado Assis do Couto (PDT-PR), que sugeriu o debate, afirma que a proposta do governo “extingue direitos assegurados na Constituição, produzindo, em especial, graves reflexos no que diz respeito aos segurados especiais”.

A aposentadoria rural, segundo o parlamentar, seria drasticamente alterada. Atualmente ela é concedida a mulheres, aos 55 anos, e homens, aos 60 anos, desde que comprovados 15 anos de atividade rural. O texto original equipara a idade para homens e mulheres em 65 anos e exige a contribuição de 25 anos.

O relator da proposta, deputado Arthur Oliveira Maia (PPS-BA), no entanto, sugere a idade mínima de 60 anos, para os homens, e 57 anos, para as mulheres, após um período de transição. O tempo de contribuição mínimo para estes trabalhadores seria de 15 anos.

“Eventual alteração nesse sentido [idade mínima e tempo de contribuição], aprofundaria, ainda mais, os entraves à sucessão rural, bem como produziria efeitos na produção de alimentos para consumo nacional”, alerta Assis do Couto.

Foram convidados para discutir o assunto o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha; o presidente da Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares), Alberto Ercílio Broch; o presidente do IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário), Jane Berwanger; e o secretário da Previdência Social, Marcelo Caetano.

Entre os pontos já pacificados, o relator adiantou a redução da idade mínima para a aposentadoria das mulheres de 65 anos para 62 anos.

Outra alteração proposta em relação ao texto inicial, enviado pelo Executivo ao Congresso Nacional, é reduzir de 60 anos para 55 anos a idade mínima de aposentadoria para policiais federais, rodoviários federais, ferroviários federais, civis e os agentes penitenciários.

O relator confirmou ainda a possibilidade de acumulação de aposentadoria e pensão até o limite de dois salários mínimos.

Ainda segundo o relator, após a reforma, deverá ser elaborada uma espécie de lei de responsabilidade previdenciária. A lei “disporá sobre os critérios a serem utilizados para a avaliação permanente do equilíbrio financeiro e atuarial indispensável à sustentabilidade do Regime Geral de Previdência Social”, definiu.

Para evitar a sonegação de contribuições previdenciárias, Maia sugeriu que seja responsabilizado o patrimônio pessoal de gestores quando se verificar a inadimplência por parte de empresas em relação a contribuições previdenciárias.

Nos siga no Google Notícias