ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Política

Deputados discutem mudanças nas taxas cartorárias com entidades

Encontro vai ocorrer nesta tarde (12), a partir das 14h30, na sala da presidência da Assembleia

Leonardo Rocha | 12/03/2020 13:04
Deputados Paulo Corrêa (PSDB), Londres Machado (PSD) e Gerson Claro (PP), durante sessão (Foto: Luciana Nassar/ALMS)
Deputados Paulo Corrêa (PSDB), Londres Machado (PSD) e Gerson Claro (PP), durante sessão (Foto: Luciana Nassar/ALMS)

Os deputados farão reunião nesta tarde (12), a partir das 14h30, sobre o projeto das taxas cartorárias. A discussão terá a participação de representantes da sociedade civil, entre eles Fiems (Federação das Industrias de Mato Grosso do Sul), Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS) e Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo).

A intenção dos parlamentares é ouvir as entidades para saber quais são as críticas em relação ao projeto, que foi enviado em dezembro do ano passado, pelo TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul). A direção da Fiems já tinha se proporcionado contra a matéria, alegando que trazia aumento de 30% nos preços sobre registros e serviços cartoriais.

Os deputados também criticaram o item do projeto que poderia criar uma “sobretaxa” para aqueles contribuintes que fizessem registros (cartorários) fora do Estado, mas que tivessem suas propriedades e negócios aqui. “Isto seria uma bitributação, o que é ilegal, portanto não deve passar aqui na Assembleia”, disse o presidente da CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Redação), Lídio Lopes (Patri).

O projeto está em tramitação na CCJ, tendo como relator o deputado Gerson Claro (PP). Ele adiantou que vai analisar os itens e que pretende apresentar o parecer no começo do abril. Antes quer se reunir com os técnicos do Poder Judiciário, que produziram o texto, assim como ouvir os representantes das entidades.

Ele adiantou que caso sejam aprovadas as reduções (valores), elas podem valer a partir deste ano, no entanto se tiver aumento só entram em vigor em 2020. Os deputados articulam internamente uma “emenda coletiva”, que poderia alterar o projeto original, mantendo isenções e reduções nos valores, além de retirar aumentos que não estavam previstos.

Nos siga no Google Notícias