ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 24º

Política

Deputado prevê emenda coletiva para votar projeto de taxas cartorárias

Medida deve agilizar votação, em discussão desde 2017, e resolver polêmicas, como sobretaxar quem fizer escritura em outro estado

Silvia Frias e Leonardo Rocha | 11/03/2020 11:41
Gerson Claro (esq) relator do projeto das taxas e o presidente da CCJ, Lídio Lopes (dir), em reunião da comissão, hoje (Foto/Assembleia: Luciana Nassar)
Gerson Claro (esq) relator do projeto das taxas e o presidente da CCJ, Lídio Lopes (dir), em reunião da comissão, hoje (Foto/Assembleia: Luciana Nassar)

Os deputados devem apresentar emenda coletiva com todas as propostas previamente acordadas para alterar o texto original da correção das taxas cartorárias, apresentadas pelo TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul).

A alternativa está sendo avaliada por Lopes por se tratar de tema polêmico e que já conta com opiniões divergentes entre os parlamentares. Vários já se manifestaram em dizer que irão apresentar emendas assim que o parecer do relator da CCJ, Gerson Claro (PP) for dado, previsto para abril.

Além disso, a emenda coletiva medida agiliza, já que projeto começou a ser discutido em 2017. O presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), Lídio Lopes (Patriota), disse que, entre as emendas, a que retiraria qualquer menção de sobretaxar quem fizer escritura pública em outro Estado. “Isso é bitributação”, avaliou.

Lopes disse que esta será a alternativa da Assembleia para que cheguem a denominador comum e possibilitem que os cartórios em MS tenham valores competitivos com estados vizinhos como Paraná ou São Paulo. “Tem que ter calma e avaliar cada item antes de apresentar esta emenda coletiva”.

A emenda coletiva foi estratégia usada na reforma da previdência, sendo encaminhada para votação na Assembleia Legislativa já com aval dos parlamentares.

Na tribuna, o deputado Onevan de Matos (PSDB) disse que a Assembleia deve assumir o “mea culpa” nos valores cartorários em vigor, já que aprovaram os índices quando apresentados pelo Judiciário. “É preciso assumir posição de defesa do consumidor e votar somente o que irá reduzir os valores”.

O deputado Marçal Filho (PMDB) também adiantou que a tendência é que os parlamentares apresentem emendas como forma de restringir valores.

Nos siga no Google Notícias