ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 29º

Política

Deputados divergem sobre criação de novos municípios

Leonardo Rocha | 20/10/2013 13:47
Amarildo diz que existem distritos em potencial para se desenvolver (Foto: Divulgação)
Amarildo diz que existem distritos em potencial para se desenvolver (Foto: Divulgação)
Cabo Almi destaca que a criação de novos municípios custará milhões aos cofres públicos (Foto: Divulgação)
Cabo Almi destaca que a criação de novos municípios custará milhões aos cofres públicos (Foto: Divulgação)

Os deputados estaduais têm opiniões distintas sobre a proposta aprovada no Senado Federal que define as regras para criação de novos municípios no país. A principal divergência é sobre os gastos de dinheiro público com a incorporação ou formação de uma nova cidade.

O deputado Cabo Almi (PT) destacou que com esta nova proposta 188 novos municípios devem ser criados e que esta ação resultaria em um custo de milhões aos cofres públicos. “Não é o momento se criar novas prefeituras ou câmaras municipais, vejo como uma proposta eleitoreira”, destacou ele.

Almi ainda ponderou que a credibilidade da classe política pode ser prejudicada com a sociedade. “O Brasil já possui 5.570 municípios e novos virão depois deste critério”.

Já o deputado Amarildo Cruz (PT) destaca que as regras aprovadas são “restritivas” e que a medida terá critérios e fiscalização dos órgãos competentes. “Existem distritos com potencial e defendo que eles sejam impulsionados pelo crescimento. Não sou contra a proposta que cria novos municípios”, ressaltou.

Regras – A proposta defende que é necessário consultar a população por plebiscito e 20% dos eleitores da região serem favoráveis. No projeto os municípios precisam respeitar o número de habitantes por região, que devem ser no mínimo 5.997 pessoas no Centro-Oeste e Norte, 8.396 no Nordeste e 11.995 na região Sul e Sudeste.

Nos siga no Google Notícias