ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

Deputados de MS têm opinião dividida sobre derrota de Dilma no Senado

Wendell Reis | 08/03/2012 12:52

A presidente Dilma Roosseff (PT) sofreu na noite de ontem (7), no Senado Federal, sua primeira derrota desde que assumiu o governo. Mesmo com maioria na Casa, a presidente viu os senadores rejeitarem a recondução de Bernardo Figueiredo para a diretoria-geral da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).

A bancada federal do Estado divide a opinião sobre o episódio e as possíveis consequências. O deputado Geraldo Resende (PMDB) entende que a derrota pessoal mostra a insatisfação da base do Governo no País. Ele afirma que a insatisfação não parte apenas do PMDB, mas de aliados como PDT e PSB e até dentro do próprio PT.

Para Resende, a insatisfação também deve chegar a Câmara Federal. Ele acredita que para resolver o problema o Governo precisa entender que o PMDB é aliado e não deve ser mero coadjuvante. “O que aconteceu no Mato Grosso do Sul está acontecendo em vários estados. Não tem participação dos partidos”.

O deputado Antônio Carlos Biffi (PT) não concorda com Resende. Ele acredita que o PMDB não defende um projeto para o País e sim uma disputa por cargos. Biffi acredita que o episódio deve ter retorno e já deve ser visto na eleição da mesa diretora da Câmara e do Senado, quando o PMDB deve tentar a presidência.

“O PT faz concessão demais para aliados que não têm tanto peso assim. Para eles, não importa a economia e decisão social, mas o cargo que tem. Se o País vai bem o mal não estão nem ai”. Biffi acredita que o PT deve chamar os ministros do PMDB e dizer que o partido não deve estar bem representado, tendo em vista que alguns estão descontentes.

Opinião diferente - O deputado Fábio Trad (PMDB) não concorda com a visão de Resende e Biffi. O deputado não acredita que a derrota tenha veiculação com a briga entre o PT e o PMDB. Trad explica que a briga tem relação com a disputa entre o senador Roberto Requião e o indicado da presidenta.

“Não tem vinculação direta com o manifesto do PMDB. Não é liberando verba que o PMDB vai deixar de reclamar. A questão não é verba e ministério, mas a falta de comportamento político do PT com relação a ideia de coalizão, divisão de responsabilidade e compartilhamento de função”.

Nos siga no Google Notícias