ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Política

Deputados farão excursão para mitigar impactos de usina no rio Paraná

Assoreamento tem refletido na pesca de profissionais e ribeirinhos que estão na região do Porto Primavera

Gabriela Couto | 13/07/2022 11:07
Deputado estadual Amarildo Cruz (PT) levantou a questão do assoreamento do rio Paraná na tribuna. (Foto: Luciana Nassar)
Deputado estadual Amarildo Cruz (PT) levantou a questão do assoreamento do rio Paraná na tribuna. (Foto: Luciana Nassar)

Durante a sessão desta quarta-feira (13), na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Amarildo Cruz (PT) apresentou um vídeo com pescadores mostrando a realidade do rio Paraná, após a implantação da usina Porto Primavera.

“O nível de água diminuiu drasticamente, a água está cheia de alga, diminuindo consequentemente a pesca na região. Aquela região sudoeste está totalmente impactada, onde a pesca não existe e a depredação é presente. Sem que aja nenhum sinal de providência das autoridades. É como se aquilo tivesse acontecendo e não existisse”, lamentou.

 O deputado estadual Lídio Lopes também relatou a experiência que teve no local, durante visita ao interior do Estado. Naveguei na região de Aparecida do Taboado, Mundo Novo, Porto Isabel, toda essa região no Rio Paraná, e me assustei o rio Paraná está com 1,20m. Dava para ver o fundo. O rio Paraná está assoreado, precisamos tomar providências urgentes”, ponderou.

Amarildo propôs uma visita in loco na região. “A comissão do Meio Ambiente e nós deputados temos que fazer uma excursão para por o pé naquele meio metro de água que antigamente eram 5 metros. Temos que ir para lá falar com as pessoas e discutir o que pensam. Não podemos acabar com o rio.”

O presidente da Casa de Leis, deputado Paulo Corrêa (PSDB) rebateu que o problema não é do Porto Primavera, mas dos reflexos da mudança do clima no Planeta.

“Hoje o rio Paraguai tem 3m15cm em Porto Murtinho. Em 2014 o mesmo trecho medido tinha 6m20cm, ou seja 3m a menos também. Acredito que é um exagero culpar a usina de Porto Primavera. Designo vossa excelência a acompanhar essa situação junto à Comissão de Meio Ambiente. Temos que levar em consideração a uma mudança climática em curso, como as chuvas torrenciais que atingem o Nordeste, volume na Bacia do Paraguai e Paraná diminuiu substancialmente, e vossa excelência será nosso representante nesta questão”, oficializou o presidente.

O petista agradeceu e afirmou que será feito o debate da usina na região. “Não tô falando que a culpa é exclusiva da usina, mas ela tem responsabilidade. Temos que diminuir os impactos. Não é porque está construída a usina que não podemos fazer nada”, concluiu Amarildo.

Nos siga no Google Notícias