ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Política

Deputados fazem primeira audiência sobre reforma na terça-feira

Projeto enviado pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB) está em tramitação na Assembleia

Leonardo Rocha | 11/11/2017 14:53
Deputados realizam evento na próxima terça-feira (Foto: Assessoria/ALMS)
Deputados realizam evento na próxima terça-feira (Foto: Assessoria/ALMS)

Os deputados estaduais realizam, na próxima terça-feira (14), a partir das 13h30, a primeira audiência pública para discutir a reforma da previdência. O evento será realizado na sede da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de MS), localizado na rua 26 de Agosto, no bairro Amambaí.

O evento proposto pelo deputado Amarildo Cruz (PT) quer dar espaço para que sindicalistas e representantes das categorias, possam emitir posição sobre o projeto enviado pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB). A realização da audiência conta com o apoio da Fetems e Fórum dos Servidores.

Serão convidados representantes da sociedade civil e os órgãos públicos responsáveis, por cuidar da previdência social no Estado. O deputado disse que os servidores querem entender os cálculos sobre o rombo da previdência e porque se chegou a esta situação, em Mato Grosso do Sul. No fim do evento deve se definir uma posição sobre o projeto em trâmite na Assembleia.

Reuniões - O presidente da Assembleia, o deputado Junior Mochi (PMDB), também já colocou à disposição, desde semana passada, a sala da presidência, para que as bancadas façam reuniões com os servidores e categorias, além de requisitar a vinda de representantes do governo estadual, para explicar o projeto.

O líder do governo, o deputado Rinaldo Modesto (PSDB), também adiantou que tanto os secretários, como o diretor-presidente da Ageprev (Agência Estadual da Previdência), estão a disposição dos deputados e servidores, para esclarecer dúvidas sobre a reforma. "É só agendar que eles vão comparecer aqui, não tem problema".

Projeto - A proposta enviada pelo governador Reinaldo Azambuja prevê um aumento na contribuição de 11% para 14% aos servidores e de 22% para 28% para o patronal. Também vai unificar os fundos da previdência, para melhorar o controle e administração dos recursos e assim fortalecer a Ageprev (Agência Estadual da Previdência).

Outra mudança é que para os novos servidores que entrarem depois da reforma, terão um teto definido para aposentadoria de R$ 5,2 mil, estipulado pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Quem quiser receber a mais do que esta quantia, deverá aderir a um contribuição complementar ou buscar a previdência privada.

Nos siga no Google Notícias