ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

Deputados irão votar três projetos após retorno do Carnaval

Leonardo Rocha | 15/02/2018 08:59
Deputados Junior Mochi e Onevan de Matos durante sessão (Foto: Assessoria;ALMS)
Deputados Junior Mochi e Onevan de Matos durante sessão (Foto: Assessoria;ALMS)

Os deputados estaduais têm três projetos para votar no retorno após o carnaval. A sessão que será realizada nesta quinta-feira (15), precisa de ao menos 16 parlamentares no local, já que está incluída na pauta, uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que trata da eleição de procurador-geral de Justiça.

A proposta enviada pelo MPE (Ministério Público Estadual) permite que os promotores possam concorrer ao cargo principal da instituição. Após ficar dois anos em tramitação na Assembleia, o deputado Junior Mochi (MDB) explicou que o legislativo só vai autorizar esta mudanças, porém as regras e critérios devem ser organizados pela entidade, em um segundo momento.

Por se tratar de um projeto de emenda constitucional, são necessários ao menos 16 deputados para aprovar a matéria, já que se precisa de dois terços da Assembleia. Na semana passada, a proposta não foi votada porque faltou quórum no legislativo. Mochi ponderou que iria conversar com os colegas para evitar novas votações adiadas.

Programa - Os deputados também vão avaliar a criação do Programa Estadual de Pagamento por Serviços Ambientais, onde os produtores ou cidadãos que contribuírem com a preservação do meio ambiente, em relação aos recursos naturais, poderão ser premiados com quantias em dinheiro.

O autor do projeto, o deputado Paulo Corrêa (PR), explicou que uma forma de incentivar e até agradecer às pessoas que cuidam do meio ambiente, contribuindo para uma comunidade ou região do Estado. "Premiar quem é ecologicamente correto, que produz e cuida da área ambiental".

Outra matéria incluída na pauta trata da estadualização da estrada vicinal chamada "Rodovia ITA 022", que fica no trecho da MS-157, que liga o município de Itaporã a Santa Terezinha.

Nos siga no Google Notícias