ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Política

Programa que concede pagamentos por serviços ambientais será votado

Intenção é premiar cidadãos que promovem preservação ambiental

Leonardo Rocha | 12/02/2018 12:50
Deputados Paulo Correa, autor do projeto, e Herculano Borges (Foto: Assessoria;ALMS)
Deputados Paulo Correa, autor do projeto, e Herculano Borges (Foto: Assessoria;ALMS)

O programa que concede pagamentos para pessoas que promovem preservação e cuidado com o meio ambiente, será votado na próxima sessão, marcada par quinta-feira (15), na Assembleia Legislativa. Esta forma de premiar os cidadão com consciência ambiental, tem a intenção de incentivar o desenvolvimento sustentável.

O autor do projeto, o deputado Paulo Corrêa (PR), explicou que muitos produtores cuidam de nascentes e de ecossistemas, contribuindo para toda a comunidade de sua região e por isso devem receber uma gratificação. "Eles realizam esta preservação que tem resultados excepcionais ao meio ambiente, por isso devem receber por tal serviço".

O deputado cita com,o exemplo vários produtores e agricultores que trabalham perto de rios no Mato Grosso do Sul, assim como na região do Pantanal. "Premiar quem é ecologicamente correto, que produz e cuida da área ambiental". Ele ponderou que caberá ao governo definir as regras e regulamentar o funcionamento do programa.

Também está previsto a criação de um Fundo Estadual de Pagamento por Serviços Ambientais. O programa também deve oferecer apoio técnico e financeiro aos municípios na construção dos projetos, tendo inclusive a formação de um conselho, que terá a participação dos poderes e da sociedade civil.

A proposta segue para segunda votação. Se for aprovada, ainda passa pelo crivo do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), que pode sancionar ou vetar a matéria. "As receitas para este fundo também serão debatidos. Acredito que preservando, a pessoa tem que receber".

Nos siga no Google Notícias