A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 17 de Agosto de 2017

01/12/2015 12:08

Deputados marcam reunião de indígenas com governador para amanhã

Leonardo Rocha
Indígenas requisitaram este encontro na semana passada com os deputados (Foto: Assessoria/ALMS)Indígenas requisitaram este encontro na semana passada com os deputados (Foto: Assessoria/ALMS)

Os deputados conseguiram marcar para amanhã (02), às 15h30, reunião de 43 caciques da região norte do Estado, com o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), em encontro que irá acontecer na governadoria. A intenção é explicar como é a proposta sobre demarcação de terras enviada a presidente Dilma Rousseff (PT).

Nesta reunião, o governador irá detalhar a possibilidade de usar o repasse da dívida para União, por alguns meses, para fazer a demarcação de terras indígenas em Mato Grosso do Sul. Estes recursos seriam enviados para o Fepati (Fundo Estadual para Aquisição de Terras Indígenas), que foi criado justamente pela Assembleia Legislativa, para aportar recursos e resolver este conflito no Estado.

O governo estadual faz um repasse em média de R$ 86 milhões por mês, relativos a 15% da receita líquida do executivo, para a União, o que significa que em quatro meses, já teria quase R$ 350 milhões disponíveis, para aquisição de terras que estão em conflito, com a devida compra e indenização aos produtores rurais.

Este encontro foi prometido pelo deputado Zé Teixeira (DEM), na semana passada, quando um grupo de indígenas esteve na Assembleia realizando uma ação de protesto, sobre a CPI do Cimi e também em relação a paralisação da negociação sobre a demarcação de terras. Nesta oportunidade, eles (índios) até começaram uma ocupação no prédio, porém desistiram quando também houve promessa de uma viagem a Brasília, para discutir a questão.




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions