ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Política

Deputados militares dizem que reforma da categoria terá sacrifícios

Projeto com a reforma da previdência dos militares chegou ontem (20), na Câmara Federal

Leonardo Rocha | 21/03/2019 12:26
Deputados Carlos Alberto David (PSL), durante sessão na Assembleia (Foto: Assessoria/ALMS)
Deputados Carlos Alberto David (PSL), durante sessão na Assembleia (Foto: Assessoria/ALMS)

Os deputados militares na Assembleia Legislativa disseram que a reforma da previdência, para categoria, que foi apresentada ontem (20), no Congresso Nacional, também vai exigir sacrifícios, assim como a proposta para o restante da população. Eles voltaram a defender que a classe precisa ter regras próprias, porque existem diferenças em relação às demais profissões.

“Todos terão que dar sua contribuição para previdência e os militares não será diferente, e vão acatar o que for necessário e possível. Temos nossas diferenças na carreira, tanto que não há folga, não temos garantias como outros trabalhadores e vamos também ter sacrifícios”, disse Carlos Alberto David (PSL), o Coronel David.

Ele diz ser favorável ao texto que chegou ao Congresso e que na sua opinião não “privilégios” aos militares, como muitos criticam. “Acredito que muitas reclamações aos militares, é uma forma de tentar atingir o presidente (Jair Bolsonaro), que tem carreira militar”.

Para Renan Contar (PSL) os “sacrifícios” que os militares terão que cumprir, com a reforma da previdência, está até muito a mais do que deveria. “Não sem aposentamos, ficamos na reserva, além de ter o risco de vida, disponibilidade permanente da carreira”. O deputado entende que se forem retirados os “atrativos” da categoria, ninguém mais vai querer ingressar na carreira militar.

Contra – O deputado Cabo Almi (PT) disse que está muito preocupado com a carreira dos soldados, cabos e sargentos, já que segundo ele, é o pessoal que mais trabalha na ativa da Polícia Militar. “Com 35 anos para entrar na reserva, como este pessoal vai chegar até lá”. Ele se diz contra tanto a reforma da previdência aos militares, como do restante da população.

Projeto – O projeto da reforma da previdência dos militares prevê um aumento da contribuição de 7,5% para 10,5% no salário, a partir de 2022, tendo um período de transição até chegar a este patamar. O tempo mínimo de contribuição vai ser ampliado de 30 para 35 anos.

A idade limite para entrar na reserva que hoje é de 44 a 66 anos, vai mudar de 50 a 70 anos. No rol dos dependentes, vão ficar apenas três categorias de parentesco, sendo que atualmente chegam a dez. A proposta aos militares será avaliada pelo Congresso Nacional, primeiro pela Câmara dos Deputados e depois do Senado.

Nos siga no Google Notícias