ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Política

Deputados querem inserir alunos com deficiência em política de acesso à internet

Comissão aprovou parecer de Fábio Trad (PSD) para contemplar estudantes que não são da rede pública

Caroline Maldonado | 11/05/2022 11:34
Deputado federal Fábio Trad (PSD) durante reunião na Câmara dos Deputados. (Foto: Divulgação/Assessoria)
Deputado federal Fábio Trad (PSD) durante reunião na Câmara dos Deputados. (Foto: Divulgação/Assessoria)

A Lei da Conectividade assegura o repasse de R$ 3,5 bilhões da União para Estados, Distrito Federal e municípios para garantir acesso à internet a alunos e professores da educação básica pública. Sancionada em junho de 2021 para dar suporte às aulas remotas em função da pandemia, a lei acabou deixando de fora os estudantes com deficiência matriculados em escolas que não são públicas, como é o caso das entidades sem fins lucrativos.

Apoiador de um projeto para alterar a lei e incluir estudantes com deficiência matriculados em escolas conveniadas com o poder público, o deputado federal Fábio Trad (PSD) divulgou que o texto foi aprovado ontem (10) pela Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados.

Agora, o projeto de autoria do deputado Carlos Henrique Gaguim (União Brasil-TO), precisa passar por votação e ser aprovado pelas comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania para então ser votado em plenário por todos os deputados.

Relator do texto na Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Trad argumentou que o projeto “segue a lógica de inclusão das instituições de ensino sem fins lucrativos de atendimento a pessoas com deficiência conveniadas com o poder público utilizada em outras políticas de financiamento da educação”.

Benefício - Com a alteração na lei, estudantes com deficiência matriculados em escolas conveniadas com o poder público, que façam parte de famílias inscritas no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal), também terão direito a receber tablets ou smartphones com acesso à internet para estudar.

Conforme a lei, a prioridade é para os alunos do ensino médio, alunos do ensino fundamental, professores do ensino médio e os professores do ensino fundamental, nessa ordem.

Nos siga no Google Notícias