ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 30º

Política

Deputados são contra novo imposto ou retorno da extinta CPMF

Para parlamentares estaduais, a população não suporta mais aumento na carga tributária no País

Leonardo Rocha | 12/09/2019 12:40
Deputados Lídio Lopes (Patri) e Onevan de Matos (PSDB), durante sessão (Foto: Luciana Nassar/ALMS)
Deputados Lídio Lopes (Patri) e Onevan de Matos (PSDB), durante sessão (Foto: Luciana Nassar/ALMS)

Os deputados estaduais são contra a criação de um novo imposto ou o retorno da extinta CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira), em nível nacional, que voltou aos debates nas últimas semanas, já que poderia constar no projeto da reforma tributária.

O assunto inclusive gera divergências entre a equipe do governo federal, tanto que culminou na demissão do demissão do secretário especial da Receita Federal, Marcos Cintra, pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL), que nega o retorno do imposto.

“A CPMF não tem que voltar, ninguém aguenta mais imposto no Brasil. Sou extremamente contra”, disse o deputado Márcio Fernandes (MDB). Mesma posição de Onevan de Matos (PSDB), que lembrou que a antiga cobrança não cumpriu sua finalidade no passado.

“Naquela época não atingiu o objetivo, tanto que vemos hoje o estado da saúde em todo Brasil, então não tem motivo para voltar”, disse o tucano. Para Lucas de Lima (SD) não é o momento de trazer um “novo imposto” para população, que já sofre com alta carga tributária.

Já Lídio Lopes (Patri) diz que apesar do assunto ter voltado ao debate, acredita que o presidente não vai aceitar o retorno, tanto que houve a demissão do secretário da Caixa Econômica. “O recado foi dado pelo presidente, este retorno não vai acontecer e o assunto perdeu a força”. O parlamentar defende a unificação dos tributos.

Avaliação – Segundo reportagem da Folha de São Paulo, apesar da demissão de Marcos Cintra, o ministro da Economia, Paulo Guedes, ainda avalia propor a criação de um novo imposto, que seria nos moldes da antiga CPMF.

A matéria diz que Guedes também é defensor desta medida, como forma de compensar a redução de tributos sobre a folha salarial. A equipe do ministro inclusive não teria desistido da ideia e seguirá estudando esta possibilidade, de um imposto sobre as transações financeiras.

Nos siga no Google Notícias