ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEGUNDA  27    CAMPO GRANDE 14º

Política

Deputados votam prorrogação de proibição de pesca do dourado por mais 5 anos

Medida deve ser apreciada antes do fim do prazo da piracema, marcado para o dia 28 de fevereiro

Por Gabriela Couto | 22/02/2024 08:33
Pescador segura o peixe da espécie dourado, considerado o 'rei do rio' (Foto: Divulgação/Edemir Rodrigues/Secom-MS)
Pescador segura o peixe da espécie dourado, considerado o 'rei do rio' (Foto: Divulgação/Edemir Rodrigues/Secom-MS)

Os deputados estaduais analisam e votam em primeira discussão o projeto de lei que pretende prorrogar a proibição da pesca do peixe da espécie dourado até dia 10 de janeiro de 2029. A matéria está pautada para a sessão desta quinta-feira (22), a partir das 9h. A população pode acompanhar a tramitação de forma presencial ou pelas redes sociais da Assembleia Legislativa.

De autoria do ex-deputado, João César Mattogrosso (PSDB), o texto altera a lei que vigorava desde 2019 e proibia a pesca, o embarque, o transporte, a comercialização, o processamento e a industrialização do peixe. O prazo expirou em janeiro deste ano.

No entanto, em virtude do período de defeso, a pesca segue proibida até o dia 28 de fevereiro por conta da piracema. Como a retomada da atividade ocorre na próxima semana, os parlamentares devem analisar o projeto o mais rápido possível para que seja aprovado e sancionado antes do dia 29.

Projeto de lei – No texto apresentado, o autor destacou que o dourado é a espécie que efetivamente “representa a Pesca Esportiva no Pantanal, e deve ser preservada, sendo oportuno registrar que quando da instituição da referida lei, a espécie estava em perigo de extinção em nossa região, portanto devendo ser uma preocupação de todos a sua preservação”.

Conforme a proposição, a proibição da captura do dourado é um esforço conjunto entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul para “harmonizar o regramento ambiental dos dois Estados, especialmente a preservação das espécies nativas”, diz o texto.

A nível nacional, o deputado federal Beto Pereira (PSDB) também tem uma proposição que visa interromper a pesca comercial do dourado em todos os rios brasileiros.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias