ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Política

Desembargadores do TJ decidem manter suspensa CPI da energia elétrica

Paulo Yafusso | 02/09/2015 18:18
Presidente da Assembleia Legislativa, Júnior Mochi, diz que vai recorrer da decisão do TJ (Foto: Arquivo)
Presidente da Assembleia Legislativa, Júnior Mochi, diz que vai recorrer da decisão do TJ (Foto: Arquivo)

Por unanimidade o Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado negou recurso e manteve suspensa a CPI da Enersul/Energisa, criada pela Assembleia Legislativa para apurar supostas irregularidades nas finanças da concessionária de energia elétrica em Mato Grosso do Sul. A CPI já havia sido suspensa por meio de liminar concedida anteriormente. A presidência da Assembleia recorreu e os 15 desembargadores que compõem o órgão Especial decidiram manter a CPI paralisada.

No recurso, um embargos a declaração, o Legislativo alega o desrespeito ao artigo 2º da Constituição Federal, que trata da independência dos Poderes, e a omissão dos reflexos provocados pela transferência do Grupo Rede para a Energisa, que resultou em uma terceira empresa. Ao defender o seu voto, o relator do processo, desembargador Dorival Pavan, desconsiderou os argumentos e indeferiu o recurso. Todos os demais desembargadores acompanharam o voto do relator.

A liminar que havia sido concedida e que motivou o recurso da Assembleia Legislativa, havia sido concedida pelo próprio desembargador Pavan, que manteve o entendimento de que a CPI da Enersul/Energisa deve ser suspensa. Os trabalhos da Comissão, estão paralisados desde o início de maio deste ano, por força de liminar.

No final da tarde, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Júnior Mochi (PMDB) informou que ainda não havia tomado conhecimento da decisão do TJ, mas afirmou que a assessoria jurídica da Casa já está preparando recursos que serão ingressados no STF (Supremo Tribunal Federal) e também no STJ (Superior Tribunal de Justiça).

Júnior Mochi lembro que a Comissão Parlamentar de Inquérito foi criada para apurar se o prejuízo financeiro do Grupo Rede, que gerou inclusive uma intervenção na concessionária, não foi repassado aos consumidores. Caso a CPI constate isso, o Legislativo vai pedir que os valores cobrados dos clientes sejam restituídos. O deputado lembrou que o prejuízo do Grupo Rede, que sucedeu a Energisa, foi apontado em auditoria realizada na empresa.

Nos siga no Google Notícias