ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Política

Dilma se pronuncia no processo que julga seu afastamento na segunda-feira

Esta será a primeira vez que ela se defenderá pessoalmente

Mayara Bueno | 28/08/2016 14:39

A presidente afastada Dilma Rousseff (PT) deve falar pessoalmente no Senado, nesta segunda-feira (29), a partir das 8 horas de Mato Grosso do Sul. Esta será a primeira vez que ela se manifestará no processo de impeachment. Até então, a defesa tem sido feita pelo advogado e ex-ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.

No Senado, Dilma terá 30 minutos, período que pode ser prorrogado a critério do presidente da sessão, Ricardo Lewandowski, para apresentar seus argumentos aos parlamentares.

Segundo informações da Agência Senado, acompanhará a presidente afastada, além de Cardozo, outros ex-ministros de seu governo, assessores e aliados do PT, entre eles o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Ao todo oito testemunhas haviam sido convocadas para depor no julgamento da presidente afastada. Pela acusação, foram o procurador junto ao TCU Júlio Marcelo de Oliveira, ouvido por fim como informante, e o ex-auditor fiscal Antonio Carlos Carvalho.

As outras seis foram de defesa: o economista Luiz Gonzaga Belluzzo, o jurista Geraldo Prado, o ex-ministro Nelson Barbosa, a ex-secretária do Ministério do Planejamento Esther Dweck, o ex-secretário-executivo do Ministério da Educação Luiz Cláudio Costa e o jurista Ricardo Lodi.

O depoimento da presidente afastada encerra a fase da instrução do processo de impeachment. A partir daí, o julgamento entra na etapa final com os debates entre a acusação e a defesa, as manifestações dos senadores e o voto — que será nominal e aberto.

Nos siga no Google Notícias