A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

04/04/2011 11:29

Dirceu se defende de acusações de uso político de ocupação da Funai

Ítalo Milhomem

O vereador de Dourados, Dirceu Longhi (PT) negou as acusações da Polícia Federal de que ele teria inflamado os indígenas da região a ocupar a sede da Funai (Fundação Nacional do Índio) para forçar a destituição da presidente do órgão em 2009, Margarida Nicolleti.

Em nota o vereador afirma que sempre apoiou as causas indígenas, e considera justa a reivindicação feita por em eles em dezembro de 2009, que pedia a saída de Nicoletti.

No entanto, negou que tomou a frente na organização do movimento que ocupou a Funai para que sua esposa Arlete Pereira de Souza assumisse o cargo de direção do órgão para que fossem gerados dividendos eleitorais nas eleição para deputado estadual em 2010.

Ele alega que a comunidade indígena tem sua cultura e tradição e que els não precisam de “não-índios” para organizar suas próprias lutas.

Sobre o inquérito da PF, Dirceu afirma que tinha sido ouvido na apuração de quem seria os indígenas que iniciaram o movimento, mas inexplicavelmente lideranças que não foram atendidas pelo vereador teriam o acusado de incentivar a ocupação da Funai.

Ele critica a PF, dizendo que outras lideranças indígenas que sabem de sua inocência não foram arroladas para serem ouvidas.

Por fim, Longhi informa que pediu a MPF (Ministério Público Federal) e Justiça Federal que analisasse o histórico do grupo de índios que o acusa de comandar a ocupação e para que suas testemunhas de defesa sejam ouvidas.

Temer diz que adiamento da reforma da Previdência foi 'ótimo' para ganhar votos
O presidente Michel Temer procurou mostrar otimismo ao falar sobre a reforma da Previdência ao dar posse ao deputado federal Carlos Marun (PMDB-MS) c...
Diretor da PF entrega ao STF relatório de investigação sobre ministros
O diretor-geral da Polícia Federal, Fernando Segóvia, entregou hoje (15) à ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), um re...
TRE realiza plantão para cadastramento biométrico neste sábado na Capital
O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) realiza neste sábado mais um plantão para atender eleitores de Campo Grande que ainda nã...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions