A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 21 de Março de 2019

15/03/2019 13:10

Direção da Itaipu Paraguai vem a MS para avaliar construção de ponte

Agenda vai ser na cidade onde será erguia estrutura que ligará Estado ao território paraguaio

Mayara Bueno e Leonardo Rocha
Carlos Marun durante entrevista na sede do MDB, em Campo Grande. (Foto: Leonardo Rocha).Carlos Marun durante entrevista na sede do MDB, em Campo Grande. (Foto: Leonardo Rocha).

Segundo Carlos Marun, ex-deputado que hoje é conselheiro da Itaipu, a direção da usina hidrelétrica no Paraguai vem a Mato Grosso do Sul na próxima semana. Uma agenda está marcada para terça-feira (dia 19) em Porto Murtinho, 431 km de Campo Grande, para avaliação da construção da ponte sobre o Rio Paraguai naquele município.

Da Itaipu Paraguai, virá o diretor-geral José Alberto Alderete. A partir das 11 horas, ele e Marun, além de técnicos, vão ao local onde será erguida a estrutura. Ainda de acordo com Marun, a vistoria servirá para conversar sobre o andamento do projeto.

No fim do ano passado, o governo federal e a empresa chegaram ao acordo das duas pontes, orçadas US$ 140 milhões – uma estrutura será em Porto Murtinho, ligando à cidade paraguaia de Carmelo Peralta, e outra entre as cidades Foz do Iguaçu (PR) e Porto Franco, no Paraguai.

As estruturas fazem parte do projeto Bioceânico. De 25 de agosto a 2 de setembro do ano passado, empresários e integrantes do governo realizaram uma expedição, organizada pelo Setlog (Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística).

Foram percorridos 5,9 mil quilômetros (ida e volta). Os empresários saíram de Campo Grande com destino ao Chile, passando pelo Paraguai, Argentina e Chile, para apontar a potencialidade do corredor e identificar a estrutura necessária para a ligação entre os dois oceanos sair do papel.

O Corredor Rodoviário Bioceânico compreende as cidades brasileiras de Campo Grande e Porto Murtinho, em Mato Grosso do Sul; Carmelo Peralta, Mariscal Estigarribia e Pozo Hondo, no Paraguai; Misión La Paz, Tartagal, Jujuy e Salta, na Argentina; e Mejillones, em Iquique, no Chile.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions