ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Política

Distribuição de vacinas começa nesta 2ª às 7h

Eduardo Pazuello deu entrevista logo após aprovação de duas vacinas e criticou início da imunização em SP

Marta Ferreira | 17/01/2021 15:04

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, declarou nesta tarde que a partir de amanhã, às 7h, começará o envio aos estados de doses de vacina contra covid-19.

A vacinação, de acordo com ele, tem start previsto para quarta-feira às 10h.

Mato Grosso do Sul, que já teve 2,6 mil mortos pela doença e mais de 150 mil contágios, tem público a vacinar estimado em 890 mil pessoas. Ainda não está claro como vai ser aplicação.

Na coletiva de Pazuello, dada após a aprovação de dois imunizantes contra o novo coronavírus pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitário), ele disse que logo após a informação, foi determinada a preparação da logística.

Para ele, foi uma ação de marketing em cima da doença.

Nós poderíamos, num ato simbólico ou numa jogada de marketing, iniciar a primeira dose em uma pessoa. Mas em respeito a todos os governadores, prefeitos e todos os brasileiros, o Ministério da Saúde não fará isso. Não faremos uma jogada de marketing", afirmou


A primeira pessoa vacinada no Brasil foi uma profissional de saúde de São Paulo, produzindo a imagem simbólica tão disputada do início da vacinação.

As vacinas -  O imunizante produzido pela Universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca, que teve aval de uso emergencial pela Anvisa, não está no Brasil. O governo federal tentou a importação de 2 milhões de doses na Índia, mas o plano enfrentou problemas.

O avião que iria para o país asiático buscar o produto nem chegou a decolar. Com isso, o governo federal se apressou para solicitar nessa sexta, 15, as doses da Coronavac do Instituto Butantã para começar a campanha de vacinação.

Segundo Pazuello, o plano de trazer as doses da Índia não foi levado à frente porque o governo local ainda não havia começado a campanha de imunização contra a covid-19. O desgaste político dos governantes indianos de eventual liberação das 2 milhões de doses antes de começar a vacinação local, portanto, foi um empecilho. "Estamos nas negociações diplomáticas para que seja autorizada a entrega", afirmou Pazuello

Vacina contra a covid-19, que terá distribuição iniciada nesta segunda-feira, segundo ministro. (Foto: Agência Brasil)
Vacina contra a covid-19, que terá distribuição iniciada nesta segunda-feira, segundo ministro. (Foto: Agência Brasil)


(Matéria editada às 15h40 para acréscimo de informaçõs do Estadão Conteúdo)

Nos siga no Google Notícias