ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Anvisa aprova uso emergencial de duas vacinas contra covid

Diretores reuniram-se nesta manhã e foi alcançado o número de votos necessário, 3

Marta Ferreira | 17/01/2021 14:07
Diretores da Anvisa reunidos em Brasília para decidir sobre uso de vacinas contra o novo coronavírus. (Foto: Agência Brasil)
Diretores da Anvisa reunidos em Brasília para decidir sobre uso de vacinas contra o novo coronavírus. (Foto: Agência Brasil)

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou na tarde deste domingo (17) os pedidos de uso emergencial no Brasil das vacinas CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan com o laboratório chinês Sinovac, e AstraZeneca, desenvolvida pela Universidade de Oxford com a Fiocruz.

São os primeiros imunizantes aprovados no País no combate à covid-19 e serão usados preferencialmente em programas de saúde pública voltados, no incídio, às pessoas integrantes de grupos de risco como indígenas, idosos e profissionais de saúde.

Em Mato Grosso do Sul, esse público é estimado em 897 mil pessoas.

 A diretora Meiruze Freitas apresentou neste domingo, 17, relatório favorável ao uso emergencial da Coronavac e da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca.

Depois, Meiruze Sousa Freitas votou pela aprovação da AstraZeneca e, com ressalvas, da CoronaVac.

Na sequência, os diretores Romison Rodrigues Mota e Alex Machado Campos seguiram a relatora, atingindo a maioria e liberando o uso dos imunizantes contra a covid-19. Votarão, ainda hoje, Cristiane Rose Jourdan Gomes e Antonio Barra Torres, que é diretor-presidente da agência

Bastava maioria simples (três votos) para que a utilização dos imunizantes seja chancelada.

Mais cedo, três gerências técnicas recomendaram o uso dos imunizantes, mas com ressalvas, como a necessidade de monitorar "incertezas".

A relatora na Anvisa votou ainda para que o Butantã assine um termo de compromisso para apresentar dados de imunogenicidade da vacina até 28 de fevereiro. Estas informações devem mostrar por quanto tempo a vacina é segura e eficaz.

(Com informações dos portais G1, UOL e da Agência Brasil)


Nos siga no Google Notícias