ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Política

Dívida não está na agenda de Puccinelli em Brasília

Redação | 22/11/2010 11:15

O governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB) vai hoje à Brasília e fica até amanhã para uma reunião no Ministério das Cidades. Conforme Puccinelli, ele vai aproveitar a viagem para conversar também com o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Jun Iti Saito, além de "dar um pulinho", conforme suas palavras, na Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária).

André disse, ainda, que mais audiências em Brasília estão solicitadas, mas ainda não estão marcadas, e desta vez, deve se reunir também com a bancada federal. A informação foi dada pelo próprio governador nos bastidores de evento realizado na manhã de hoje (22) no auditório da governadoria.

O governador negou que para esta viagem haja também previsão de encontro com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, para discutir os juros da dívida de Mato Grosso do Sul com a União. Afirmou, porém, que deverá marcar a reunião e já articula contatos com outros governadores para apoiá-lo na negociação de valores.

A reivindicação do governador é em relação ao indexador da dívida, o IGPD-I (Índice Geral de Preços), que nos últimos meses, acumulou alta de 9,11%, que corrige o valor da dívida mais o adicional de 6% de juros. "O IGPD-I subiu muito. Está a cima dos juros de qualquer outro indexador e é um absurdo que o poder público estadual e municipal seja sancionado pelo poder público federal que tem pra si as contribuições e que não divide com os estados e com a União", disse Puccinelli.

A dívida de Mato Grosso do Sul com a União ultrapassa os R$ 6 bilhões. Puccinelli, apoiado por outros governadores que compartilham da mesma situação, acredita que a negociação deve fluir, mas avisa que "se não tiver conversa, o questionamento será feito juridicamente", reafirmando, como em outras ocasiões, que caso o valor não seja negociado, deverá entrar com uma ação no STF (Supremo Tribunal Federal).

Nos siga no Google Notícias