ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Política

Dois vereadores são cassados por unanimidade em sessão histórica

Viviane Oliveira | 06/05/2015 07:50
População lotou a Câmara Municipal da cidade no dia em que dois vereadores foram cassados. (Fotos: Rio Pardo News)
População lotou a Câmara Municipal da cidade no dia em que dois vereadores foram cassados. (Fotos: Rio Pardo News)

Em sessão histórica e com a casa cheia, a Câmara Municipal de Ribas do Rio Pardo, a 103 quilômetros de Campo Grande, cassou por unanimidade, na noite desta terça-feira (5), os mandatos dos vereadores Cláudio Roberto Siqueira Lins (PT do B) e Fabiano Duarte da Silva (SSD). Os dois são acusados pelos crimes de improbidade administrativa, peculato, falsidade ideológica e corrupção passiva.

De acordo com o site Rio Pardo News, o primeiro a ser votado, por volta das 21h20, foi o pastor e ex-carvoeiro Cláudio Siqueira Lins. As pessoas que estavam presentes na casa aplaudiram todas as 22 vezes em que os vereadores voltaram a favor da cassação dos dois parlamentares.

O segundo votado foi o vice-campeão de votos nas últimas eleições municipais com 475 votos. Fabiano Duarte da Silva, um dos seis novatos afastados pela justiça, foi cassado por onze votos a zero.

Antes de ser cassado, Fabiano Duarte usou a tribuna para fazer a sua defesa. Durante 20 minutos, O vereador fez acusações e ataques a todos os vereadores eleitos em 2012, além de criticar os suplentes que estavam presentes na sessão extraordinária. Ele relatou ainda que todos os vereadores da casa recebiam pelas diárias e que o caso veio a tona depois que os parlamentares começaram a brigar entre si. Fabiano terminou o discurso dizendo que não adiantava dar uma de coitado, porque seria julgado do mesmo jeito.

Os parlamentares que votaram nesta terça-feira foram: Tiene Delvalles (PSDC), Barto Pacheco (PTB), Douglas Silva (PV) e Nayara Pereira (PR), como vereadores suplentes convocados. Já os vereadores Sebastião Roberto Collis (PMDB), Sidinei Fontebasse (PSD), Joaquim dos Santos (DEM), Adão Coene (PMDB), Roseli Codognatto (PPS) e Luiz Antônio (PSB).

No total, oito vereadores foram afastados em novembro de 2014 pelo juiz da comarca do município acusados de fraudarem licitações e forjarem documentos para o recebimento de diárias no escândalo que ficou nacionalmente conhecido como a farra das diárias. O restante dos acusados serão julgados nos próximos dias.

O vereador Adalberto Alexandre Domingues, conhecido como Betinho, ex-presidente da Câmara e afastado diante da acusação de comandar a “farra das diárias”, renunciou ao mandato em fevereiro.

Nos siga no Google Notícias