ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Política

Duas emendas de última hora adiam votação do PDV na Assembleia

Projeto seria votado em definitivo nesta terça-feira (09), mas foi adiado e pode ter alterações

Viviane Oliveira e Leonardo Rocha | 09/04/2019 12:20
Deputado Renan Contar apresentou as duas emedas nesta manhã durante sessão na Assembleia Legislativa (Foto: Assessoria/ALMS)
Deputado Renan Contar apresentou as duas emedas nesta manhã durante sessão na Assembleia Legislativa (Foto: Assessoria/ALMS)

Duas emendas apresentadas de última hora pelo deputado Renan Contar (PSL) adiaram a votação do PDV (Plano de Demisão Voluntária) que seria votado em definitivo na Assembleia Legislativa, durante sessão realizada nesta manhã (9). O PDV foi proposto pelo Governo do Estado. 

Agora, essas emendas serão enviadas para CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) que vai avaliar se são legais. Depois de passar por esta avaliação é que o projeto poderá ser votado novamente. A primeira emenda apresentada pelo parlamentar, aumenta de dois para cinco anos o período em que o servidor não poderá assumir cargos comissionados no Governo, assim que aderir ao PDV, ou seja, o servidor terá que ficar cinco ano sem assumir cargo comissionado. 

A segunda emenda, que não estava no projeto original, diz que o servidor que aderir ao PDV e tiver atualmente um cargo comissionado, perderá as duas funções. Muitas vezes, o servidor tem um cargo efetivo no Governo e um comissionado. 

Amanhã terá uma sessão na CCJ, quando os deputados vão avaliar essas emendas e depois serão votadas junto com o projeto. O PDV proposto pelo Governo do Estado foi aprovado na última quinta-feira (4) em primeira votação na Assembleia, com 17 votos à favor e 2 contra. Os deputados do PT, Pedro Kemp e Cabo Almi foram os contrários à proposta.

O servidor estadual que aderir ao PDV continuará recebendo "salário" durante os meses equivalentes ao tempo de serviço. Se a pessoa ficou 20 anos no serviço público, receberá 20 parcelas, mas 3 meses de bônus. O parcelamento foi a saída para evitar o comprometimento da receita e infração à LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal). 

Sobre do PDV, o secretário estadual de Administração, Roberto Hashioka, deu como exemplo servidor que trabalhou por dez anos e teve a proposta de adesão ao PDV aceita pelo governo. Neste caso, o pagamento será dividido em 13 meses, sendo 10 meses correspondentes ao tempo de trabalho e as outras três referente aos 30% de bonificação previsto no plano, um "plus" que irá incidir em todas os acordos.

Nos siga no Google Notícias