ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

Se eleito, Nelsinho cogita privatizar presídios do Estado

Kleber Clajus e Leonardo Rocha | 19/09/2014 11:35
Na OAB, Nelsinho defendeu ampliação no horário de atendimento do Judiciário e reabertura de comarcas (Foto: Marcos Ermínio)
Na OAB, Nelsinho defendeu ampliação no horário de atendimento do Judiciário e reabertura de comarcas (Foto: Marcos Ermínio)

O candidato ao governo do PMDB, Nelsinho Trad, cogita privatizar presídios em Mato Grosso do Sul, além de ampliar o atendimento do judiciário e reforçá-lo com novos juizados cíveis, criminais e reativação de comarcas fechadas no interior. As declarações ocorreram durante encontro, nesta sexta-feira (19), com conselheiros da OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil).

De acordo com o peemedebista, a privatização dos presídios visa atender a terceira maior população carcerária do país, que soma cerca de 13 mil detidos. A medida seguiria modelo adotado em Minas Gerais, tendo ainda como complemento parcerias público-privadas voltadas a formação técnica e ressocialização dos presos.

Em relação a atuação do Judiciário, Nelsinho defendeu a ampliação do atendimento das 8h às 18h, reabertura de comarcas como a de Dois Irmãos do Buriti, novos juizados especiais para “combater a morosidade” e a necessidade de uma turma julgadora do TRF (Tribunal Regional Federal) da 6ª Região, na Capital.

“Temos também que melhorar as condições de trabalho dos procuradores e a remuneração. Em Campo Grande, os procuradores no final do meu mandato estavam ganhando 10 vezes a mais. Sobre a defensoria pública, vamos sentar e conversar sobre o aumento do duodécimo e ampliar o quadro de defensores através de concursos públicos, principalmente para as comarcas do interior”, completou o candidato.

Único – O presidente da OAB-MS, Júlio Cesar Souza Rodrigues, lamentou que apenas o peemedebista tenha participado da apresentação de propostas para o setor jurídico. A ausência dos demais candidatos, de acordo com conselheiros, enfraqueceu o evento.

“Fizemos o convite para os seis candidatos em um momento democrático. Espero que, em outro momento, os que faltaram a esse evento possam apresentar suas propostas sobre esses temas que são muito importantes para os 11,5 mil advogados do Estado e para a toda sociedade”, pontuou Júlio Cesar.

O Campo Grande News participou de outros debates entre os candidatos na Fiems (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul), Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) e outros.

Nos siga no Google Notícias