A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 19 de Março de 2019

12/11/2018 07:10

Em festa há uma semana, Batayporã completa 55 anos nesta 2ª-feira

Município na divisa com São Paulo foi fundado por empresário tcheco; celebrações começaram em 6 de novembro

Humberto Marques
Batayporã foi projeto de empresário tcheco e, hoje, completa 55 anos de vida. (Foto: PMB/Divulgação)Batayporã foi projeto de empresário tcheco e, hoje, completa 55 anos de vida. (Foto: PMB/Divulgação)

Com atividades realizadas em alusão ao seu aniversário desde terça-feira (6), Batayporã –a 311 km de Campo Grande– completa 55 anos nesta segunda-feira (12). As atividades relativas à data, porém, prosseguem até o fim do mês.

O município às margens do rio Paraná é resultado de um projeto de colonização do industrial tcheco Jan Antonin Bata –responsável pela instalação de mais de 80 cidades pelo mundo. Foi instalado em terras que pertenciam à Cia. Viação São Paulo-Matto Grosso, de Bata, que as adquiriu em 1921 –segundo relatos da prefeitura. A implantação do projeto urbano começou em 1953 nas terras da fazenda Samambaia, loteada ao longo do córrego Alegria, comandada por Vladimir Kubik, então procurador da companhia.

O povoado rapidamente se desenvolveu, tornando-se o distrito de Batayporã –ligado a Nova Andradina, cidade da qual é separada por poucos quilômetros– em 1953, dando início à chegada de novas estruturas e diversificação do comércio. Em 12 de novembro de 1963, o governador Fernando Corrêa da Costa assinou o decreto criando o novo município. Hoje, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) estima que o município tenha 11.305 habitantes.

O prefeito Jorge Takahashi (MDB) abriu as comemorações em 6 de novembro, com palestra sobre a história da cidade. Exposição de trabalho dos estudantes, shows musicais e campeonato de dança marcaram as celebrações. Neste domingo (11), ocorreu a Missa em Ação de Graças e o Desfile de Cavaleiros na Avenida Brasil, onde também ocorreram apresentações musicais. Nesta segunda (12), estão previstas entrega de veículos, de reforma em unidade de saúde e pavimentação da Vila Jorge Mustafá, bem como lançamento da pedra fundamental do parque industrial. Atos relacionados ao aniversário da cidade estão previstos para ocorrer até o fim do mês.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions