ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Política

Em fórum, estados discutem excesso de exigência para Fundo de Segurança

O governador Reinaldo Azambuja vai participar do Fórum de Governadores, em Brasília, na próxima terça-feira (8)

Fernanda Palheta e Leonardo Rocha | 03/10/2019 09:38
Em Aquidauana, governador participa do gabinete itinerante e atendeu prefeitos da região (Foto: Paulo Francis)
Em Aquidauana, governador participa do gabinete itinerante e atendeu prefeitos da região (Foto: Paulo Francis)

A distribuição do Fundo Nacional de Segurança Pública será um dos temas discutidos durante o Fórum dos Governadores. O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), participará da reunião na próxima terça-feira (8), em Brasília.

Durante o gabinete itinerante em Aquidauana, cidade a 135 quilômetros de Campo Grande, na manhã desta quinta-feira (3), Azambuja adiantou que o tema entrou na pauta a pedido do secretário de Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa.

Segundo o tucano, os estados entendem que existe um excesso de exigências e em troca o governo federal está contribuindo pouco.

Para receber o recurso estimado em R$ 13 milhões, Mato Grosso do Sul já atendeu aos critérios exigidos pelo governo federal. Em setembro, Reinaldo sancionou três leis estaduais que criam o fundo, conselho e política estadual de segurança.

Azambuja ainda afirma que entende o momento que o governo passa. “O governo está passando por dificuldade fiscal e diante de uma retração da economia mundial, além dos próprios problemas locais no Brasil”, disse. “O que a união puder ajudar os estados será bem-vindo. Com a soma de esforços você reduz a demanda”, completou.

Reunião – Apesar da discussão sobre a distribuição do fundo, Azambuja ressalta que existe um diálogo entre Mato Grosso do Sul e o Governo Federal.

“Temos um diálogo com a união em relação a temas importantes como seção onerosa do Pré-sal, recursos do Fundeb [Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação] e da partilha da Lei Kandir, que é um compromisso do Paulo Guedes”, aponta. Durante a reunião outras pautas serão defendidas em Brasília.

Nos siga no Google Notícias