A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 21 de Setembro de 2018

26/06/2017 20:17

Em homenagem na AL, 'Dr. Wilson' é lembrado como político exemplar

Nyelder Rodrigues e Anahi Zurutuza
Historiador Valmir Correa relembra aprendizado que teve com ex-governador (Fotos: Alcides Neto)Historiador Valmir Correa relembra aprendizado que teve com ex-governador (Fotos: Alcides Neto)
Paulo Cabral também comenta sobre a importância de Wilson Barbosa Martins na história do EstadoPaulo Cabral também comenta sobre a importância de Wilson Barbosa Martins na história do Estado

Acontece nesta noite de segunda-feira (26) na Assembleia Legislativa a sessão solene comemorativa aos 100 anos do ex-governador Wilson Barbosa Martins, completados na quarta-feira (21). O evento conta com a participação de políticos e amigos do popular "Dr. Wilson", que é lembrado como um exemplo a ser seguido na política.

O evento realizado hoje foi uma proposta do deputado estadual Eduardo Rocha (PMDB), mesmo partido pelo qual o ex-governador atuou durante anos, ainda no antigo MDB (Movimento Democrático Brasileiro), precursor do atual PMDB.

Além da Assembleia Legislativa, a homenagem é feita em conjunto com o IHGMS (Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul) e com a Academia Sul-mato-grossense de Letras, a qual o ex-governador é integrante.

"O Dr. Wilson é uma figura ímpar, exemplo para todos, inclusive para políticos, é algo que a gente não vê mais. Ele é uma figura histórica viva e sem dúvida merece a homenagem", comenta Valmir Correa, integrante do IHGMS e que conviveu com o ex-governador durante vários anos, inclusive fazendo o prefácio do livro de memórias de Wilson.

"Tive essa honra", completa Valmir ao falar sobre o período e o prefácio. "Sou professor de História, mas nos bate papos com o Dr. Wilson sempre aprendi muito, porque ele conhecia muito da história. Ele deixou um grande legado, um deles foi a doação de obras importantes, entre elas a primeira edição de Inocência", revela Correa.

Já o presidente do Instituto Histórico e Geográfico, Paulo Cabral, ressalta que Wilson é associado efetivo e, agora, também emérito. "Ele é genro de Vespasiano Martins e carrega uma carga histórica em seus ombros", frisa Cabral, que continua.

"Ele foi prefeito de Campo Grande, um dos fundadores do MDB, primeiro governador de Mato Grosso do Sul eleito pelo povo, primeiro presidente da seccional da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) no Estado e sempre atuou no movimento separatista do Mato Grosso. Homenagem justa para um político com P maiúsculo e com trajetória ilibada.

Wilson Barbosa Martins foi um dos 173 deputados federais que tiveram os mandados cassados ao serem perseguidos politicamente durante o período da Ditadura Militar, entre 1964 e 1985. Em 2012, ele e outros 28 que ainda estavam vivos foram homenageados pela Câmara Federal e receberam, simbolicamente, a devolução do mandato.

Na homenagem de hoje Assembleia a Wilson Barbosa Martins, que foi também senador por Mato Grosso do Sul, está sendo apresentado também um vídeo com a trajetória centenário do ex-governador.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions