ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 30º

Política

Em meio à pandemia, TJ pretende reunir 300 para posse de nova diretoria

Operadores do Direito ouvidos pelo Campo Grande News questionam a realização do evento

Marta Ferreira | 12/01/2021 19:40
Auditório principal do Centro de Convenções, onde está programada posse da nova diretoria do TJMS. (Foto: Arquivo)
Auditório principal do Centro de Convenções, onde está programada posse da nova diretoria do TJMS. (Foto: Arquivo)

Poder, pode. Mas precisa? A pergunta foi feita por operadores do Direito que receberam convite para participar da posse da nova diretoria do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), marcada para o próximo dia 22, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, no Parque dos Poderes, em meio à pandemia de covid-19. A doença está em fase de pico no Estado, que lidera o aumento de mortes no País.

“Eu não faria nunca”, afirmou advogado criminalista que recebeu o convite e disse que possivelmente não irá, justamente em razão da recomendação de manter o distanciamento social.

Outro profissional da área, não convidado, criticou a decisão e avaliou como desnecessário fazer qualquer evento presencial festivo na atual situação. Para não se indispor, nenhum deles quis se identificar.

Geraldo Rezende, o secretário  estasdual de Saúde, que sempre se mostra indignado com reuniões, dessa vez preferiu não opinar.

Como vai ser? O evento será “híbrido”. Terá convidados presencialmente e transmissão pelo canal do Youtube do Tribunal. Marcará a transferência do comando da Corte do desembargador Paschoal Carmelo Leandro para o magistrado Carlos Eduardo Contar.

Indagado pela reportagem se está confortável fazer um evento ao vivo em razão do atual quadro da pandemia de covid-19, o novo presidente disse que todas as medidas restritivas estão sendo adotadas.

Contar disse que, normalmente, a posse ocorre no TJMS, mas neste ano, vai ser num espaço maior, para garantir distanciamento entre as pessoas.

A informação prestada pelo TJMS é de que “em razão da necessidade da adoção de medidas de biossegurança, optou-se por realizar a sessão solene de posse no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, com a capacidade de público reduzida, conforme orientam as autoridades de vigilância sanitária e regras de biossegurança estabelecidas em decretos e resoluções”.

De acordo com a promessa, todas as regras de sanitização e desinfecção dos ambientes serão atendidas.

O uso de máscaras faciais devidamente posicionadas será obrigatório e a temperatura corporal será aferida na entrada do centro de convenções. Álcool em gel 70%, para fins de higienização constante das mãos, será disponibilizado no local do evento em período integral e em diferentes pontos”.

Ainda de acordo com o tribunal,  só terá acesso quem está na lista de convidados.

"A organização do evento contará com o registro de nomes, endereços e telefones dos convidados, para eventual alerta ou monitoramento posterior”, diz a nota enviada ao Campo Grande News.

Orientação – Conforme o material, houve preocupação de providenciar informativos em displays, em tamanhos visíveis, estarão distribuídos pelos ambientes, alertando os convidados sobre os cuidados necessários para a prevenção à covid-19.

No auditório, garante o TJMS, os assentos serão intercalados com avisos de bloqueio de uso e alertas de distanciamento entre as pessoas. As fileiras de poltronas também serão utilizadas de forma intercalada. “As portas do auditório permanecerão abertas no acesso principal, laterais e de acesso ao  palco, permitindo a renovação do ar no ambiente”, encerra a explicação do Tribunal.

Conforme a informação do desembargador Contar, que assumirá o comando do Tribunal, o centro de convenções tem espaço para em torno de 1,1 mil pessoas, mas a expectativa de público de no máximo 300, em razão das restrições impostas.

Nos siga no Google Notícias