ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SÁBADO  18    CAMPO GRANDE 27º

Política

Em MS, 18 em cada 100 vereadores eleitos não têm nem Ensino Médio

Proporção de mulheres é maior entre os candidatos vencedores e que declararam ter Ensino Superior completo

Nyelder Rodrigues | 17/12/2020 18:03
Dados são do TSE e apontam para as cidades menores como os locais onde a escolaridade dos eleitos também é menor (Foto: Fábio Pozzebom/Agência Brasil/Arquivo)
Dados são do TSE e apontam para as cidades menores como os locais onde a escolaridade dos eleitos também é menor (Foto: Fábio Pozzebom/Agência Brasil/Arquivo)

São 847 eleitos a vereador em Mato Grosso do Sul em 2020 que, segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), são formados em minoria por negros, indígenas e mulheres - um estrato social típico brasileiro, apesar desse contingente ser maioria.

Porém, levantamento feito pelo Campo Grande News aponta para outras questões, como a escolaridade dos eleitos: 18 em cada 100 vereadores eleitos em 2020 não possuem Ensino Médio completo, conforme declararam à Justiça Eleitoral.

Entre os que afirmaram apenas ler e escrever, sem possuir formação escolar, há apenas sete candidatos que saíram vitoriosos nas urnas: dois em Vicentina, dois em Rio Verde de Mato Grosso, um em Pedro Gomes, outro em Juti e, por fim um em Coxim. Entre esse grupo, há apenas uma mulher - 14% do total.

Já entre os que declararam o Ensino Fundamental incompleto como escolaridade, há 58 eleitos em novembro, sendo que desse total também está apenas uma mulher - o que equivale a apenas 1,7% dos eleitos com essa escolaridade.

A escolaridade Ensino Fundamental completo e Ensino Médio incompleto foram as respostas dadas pelos 89 vereadores eleitos em Campo Grande, sendo seis desses mulheres. Nesse caso, o índice representa 6% do total nesse grupo.

VEREADORESSem formaçãoFundamental       Médio     Superior
        Total     65 eleitos    89 eleitos   296 eleitos   397 eleitos
Porcentagem           7,7%         10,5%
         34,9%
         46,9%

Mais mulheres - Conforme há aumento na escolaridade, maior a participação feminina nesse quantitativo. Ainda assim, os homens são maioria e, diferente do caso dos eleitos com menor escolaridade, as cidades com maior população passam a aparecer.

No caso, em Mato Grosso do Sul 296 vereadores que vão tomar posse em 2021 possuem ao menos o Ensino Médio completo - aí se incluem também aqueles que declararam ter iniciado o Ensino Superior, mas ainda não o completou. Desses, 39 são mulheres (13%), contra 257 homens (o que, arredondando, dá 87%).

Por fim, entre os nomes eleitos que possuem Ensino Superior, estão a maioria dos futuros vereadores - 46% dos parlamentares municipais de Mato Grosso do Sul, ou seja, 397 deles. Aqui, há 117 mulheres e 280 homens, evidenciando de uma vez por todas o crescimento das mulheres entre os eleitos com maior escolaridade.

Ao todo, são 29% de mulheres com nível superior - entre todos os eleitos, esse quantitativo representa 13%. O total de mulheres entre todos os 847 eleitos é de 164, enquanto os homens são 683. Respectivamente, os índices são de 19,4% e 80,6%.

Nos siga no Google Notícias