ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Política

Em MS, 87 candidatos mudaram de partido desde as eleições de 2018

Todos os candidatos do PSL mudaram partido e quase metade foi para o PL; nenhum dos 11 do PT mudou legenda

Guilherme Correia | 17/08/2022 11:45
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Eleitor vota na Capital, durante última eleição para presidente, em 2018. (Foto: Arquivo/Campo Grande News) 
Eleitor vota na Capital, durante última eleição para presidente, em 2018. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

Neste ano, em Mato Grosso do Sul, cerca de 21% dos registros de candidaturas no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) são de candidatos que disputaram as eleições de 2018. Desses, 87 mudaram o partido pelo qual vão tentar se eleger. Os outros 42, no entanto, mantiveram-se nas mesmas legendas.

As informações foram obtidas por levantamento feito nesta manhã (17) pelo Campo Grande News, a partir de dados da Justiça Eleitoral. A lista completa pode ser conferida neste link.

O PL (Partido Liberal) ganhou maior número de candidatos de outros partidos, no Estado - 14 se mudaram para a agremiação do presidente Jair Bolsonaro (PL). Em seguida, aparecem partidos como União Brasil (11), Republicanos (9) e Podemos (8) como os que mais ganharam.

Entre os integrados ao PL, nos últimos quatro anos, estão os deputados estaduais Coronel David, João Henrique Catan e Neno Razuk, além do deputado federal Loester Carlos, o Tio Trutis.

Por outro lado, o PSL (Partido Social Liberal) perdeu maior número de candidaturas - todos os 11 candidatos que disputaram em 2018 e buscam nova eleição, mudaram de partido. Quase metade (5) dos ex-peeselistas foram para o PL e os demais para o PRTB e União.

Candidatos de partidos como Rede, Patriota, Novo, Democracia Cristã, PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) e PT (Partido dos Trabalhadores) não mudaram suas legendas.

Os 11 petistas seguem no mesmo partido, que lançará Luiz Inácio Lula da Silva para o pleito presidencial deste ano. Entre eles estão os deputados estaduais Pedro Kemp, Vander Loubet e Amarildo Cruz, bem como o ex-governador José Orcírio dos Santos, o Zeca do PT.

Nos siga no Google Notícias