ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Política

Em regime de urgência, vereadores aprovam reforma da Previdência

Projeto foi aprovado pelos vereadores com 18 votos a favor e 7 contra, na Câmara Municipal de Campo Grande

Leonardo Rocha e Fernanda Palheta | 16/07/2019 12:30
Vereadores aprovaram projeto da reforma na Câmara Municipal (Foto: Henrique Kawaminami)
Vereadores aprovaram projeto da reforma na Câmara Municipal (Foto: Henrique Kawaminami)

Vereadores de Campo Grande aprovaram a reforma da previdência municipal, com 18 votos a favor e 7 contrários, em regime de urgência. A proposta foi entregue hoje (16) pelo prefeito Marquinhos Trad (PSD). Ela muda a alíquota de contribuição do servidor de 11% para 14%, e da prefeitura de 14% para 22%.

Votaram contra o projeto os vereadores: André Salineiro (PSDB), Valdir Gomes (PP), Airton Araújo (PT), Aparecida Amaral (Pros), Hederson Fritz (PSD), Lívio Viana (PSDB) e Dharleng Campos (PP).

Os favoráveis foram Wellington de Oliveira (PSDB), Derly de Oliveira (PP), Carlos Augusto Borges (PSB), Júnior Longo ( ), Francisco Carvalho (PSB),  Loester Nunes (MDB), Wilson Sami (MDB), Ademir Santana (PDT), Odilon de Oliveira (PDT), Roberto Santana (PRB), Epaminondas Vicente Silva Neto (Solidariedade), Vinicius Siqueira (DEM), William Maksoud (PMN) e Otávio Trad (PTB).

O presidente da Câmara, João Rocha (PSDB), que estava conduzindo a sessão, deixou a mesa para votar favoravelmente e o posto foi ocupado por Eduardo Romero (Rede), que, nesta condição, não deu seu voto. Outros dois vereadores, Gilmar da Cruz (PRB) e João Cesar Matogrosso (PSDB) não compareceram à sessão.

A reforma, de acordo com a prefeitura, vai reduzir em metade o deficit mensal do município com essa área. A informação foi repassada pelo secretário municipal de Finanças, Pedro Pedrossian Neto. As despesas neste setor devem cair de R$ 13,5 milhões para R$ 6 milhões.

Segundo Pedrossian, o projeto foi enviado agora, antes da aprovação da reforma no Congresso Nacional, porque a expectativa em Brasília é incluir os municípios e estados apenas em dezembro nas novas regras. “A prefeitura não pode esperar todo este tempo, precisamos reduzir os gastos de imediato, por isso antecipamos”.

Urgência - Sobre o fato do projeto chegar de última hora, a maioria dos vereadores disse entender a necessidade do município de enviar a reforma, já que segundo os parlamentares, a tendência é as prefeituras ficarem fora do projeto final que está sendo votado em Brasília.

“Não pode se viver em uma cidade de ilusão, estamos seguindo o exemplo do Estado, que já tem a contribuição em 14% (servidores). Se trata de um efeito cascata, todos os servidores já estão cientes disto, temos que entender o momento do Brasil”, disse o líder do prefeito, o vereador Francisco Telles (PSD).

Odilon de Oliveira Júnior (PDT) disse que entende as razões do prefeito, para mandar o projeto de urgência. “Estava esperando a decisão de Brasília, mas o projeto daqui não é tão complexo como do governo federal, só trata da alíquota”, disse ele.

Loester Nunes (MDB) disse que a reforma da previdência é uma “questão nacional” e que se trata de algo necessário. “O Estado já fez esta adequação há dois anos, por isso vou votar a favor, se fosse um tempo atrás poderia ter outra posição”.

Vinicius Siqueira (DEM) disse que votaria a favor, mas reclamou do projeto ter chegado de última hora. “Foi algo antidemocrático, mas sou a favor da matéria, assim como sou em Brasília”.

Durante a votação, professores gritaram palavras de ordem contra a proposta. Toda vez que votava sim, vaiavam e diziam que os parlamentares "não voltariam" ao Legislativo na próxima eleição. 

Nos siga no Google Notícias