ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Política

Em vez de punir Salute por carne com sebo, Bernal demite diretora de Ceinf

Zemil Rocha | 18/10/2013 18:26
Bernal destituiu diretora por carne com sebo e nada fez com a Salute (Foto: Cleber Gellio)
Bernal destituiu diretora por carne com sebo e nada fez com a Salute (Foto: Cleber Gellio)

O prefeito Alcides Bernal (PP) destituiu a servidora Sônia Marcia de Lira Ramos do cargo de diretora do Centro de Educação Infantil “Cláudio Marcos Mancini”, onde foi denunciada a presença de carne com sebo enviada pela Salute Distribuidora de Alimentos Ltda. O decreto punitivo, de nº 1.850, publicado no Diário Oficial (Diogrande) de hoje, não revela o motivo da demissão, mas em nota da assessoria de imprensa da Prefeitura a motivação fica evidente, uma recomendação da Comissão de Sindicância que investigou a denúncia sobre a carne com sebo.

Conforme a nota da assessoria prefeitura, a Sindicância Administrativa constatou que “que a declaração dada por servidores da Prefeitura Municipal ao Ministério Público, veiculadas na imprensa, questionando a qualidade da carne oferecida no CEINF são de responsabilidade da diretora e cozinheira do Ceinf Claudio Marcos Mancini”.

Chega a mencionar “imprudência, negligência e imperícia da diretora quando expôs não só a unidade escolar, mas também o Poder Público, sem ao menos ter informado em tempo hábil seus superiores ou órgãos competentes sobre qualquer suposta irregularidade em relação ao alimento servido às crianças, e no caso de identificação, não haver suspendido imediatamente o preparo, até que o produto fosse analisado in loco por profissionais especializados”.

A falha da diretora do Ceinf, segundo a sindicância, teria decorrido de “procedimentos como a averiguação da qualidade no momento da entrega e manuseio e acompanhamento do preparo do alimento, além da comunicação a instâncias superiores é de responsabilidade da servidora e não foi adotado pela mesma”.

Quanto à defesa apresentada pela diretora do Ceinf, a sindicância instalada por Bernal a desqualificou. Ela teria fornecido “cópia de um e-mail, onde supostamente informava ao setor de nutrição da SAS em abril desse ano sobre a qualidade da carne”. Alega que o documento “não tem destinatário” e que a foto anexada de sebo “não mostra” de onde foi retirado, se tratando, portanto, de prova imprestável.

Como a Sindicância nada constatou de irregular na ação da Salute, embora tenha sido divulgado um vídeo feito pelo representante do Ministério Público, promotor Sérgio Harfuche, mostrando a péssima situação da carne enviada para o centro infantil, o procurador-geral do Município deu parecer no sentido de a Secretaria Municipal de Administração analisar se houve descumprimento de alguma cláusula contratual pela Salute.

A Salute Distribuídora de Alimentos foi contratada, emergencialmente, para fornecer alimentos para os Centros de Educação Infantil (CEINFs). Apesar de a Salute só ter um capital social de R$ 50 mil, foi aquinhoada com um contrato no valor de R$ 4,3 milhões. Na prática, a Salute funciona apenas como uma atravessadora, já que subcontratou uma outra empresa para transportar os alimentos até os Ceinfs.

Nos siga no Google Notícias