A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

18/10/2013 18:26

Em vez de punir Salute por carne com sebo, Bernal demite diretora de Ceinf

Zemil Rocha
Bernal destituiu diretora por carne com sebo e nada fez com a Salute (Foto: Cleber Gellio)Bernal destituiu diretora por carne com sebo e nada fez com a Salute (Foto: Cleber Gellio)

O prefeito Alcides Bernal (PP) destituiu a servidora Sônia Marcia de Lira Ramos do cargo de diretora do Centro de Educação Infantil “Cláudio Marcos Mancini”, onde foi denunciada a presença de carne com sebo enviada pela Salute Distribuidora de Alimentos Ltda. O decreto punitivo, de nº 1.850, publicado no Diário Oficial (Diogrande) de hoje, não revela o motivo da demissão, mas em nota da assessoria de imprensa da Prefeitura a motivação fica evidente, uma recomendação da Comissão de Sindicância que investigou a denúncia sobre a carne com sebo.

Conforme a nota da assessoria prefeitura, a Sindicância Administrativa constatou que “que a declaração dada por servidores da Prefeitura Municipal ao Ministério Público, veiculadas na imprensa, questionando a qualidade da carne oferecida no CEINF são de responsabilidade da diretora e cozinheira do Ceinf Claudio Marcos Mancini”.

Chega a mencionar “imprudência, negligência e imperícia da diretora quando expôs não só a unidade escolar, mas também o Poder Público, sem ao menos ter informado em tempo hábil seus superiores ou órgãos competentes sobre qualquer suposta irregularidade em relação ao alimento servido às crianças, e no caso de identificação, não haver suspendido imediatamente o preparo, até que o produto fosse analisado in loco por profissionais especializados”.

A falha da diretora do Ceinf, segundo a sindicância, teria decorrido de “procedimentos como a averiguação da qualidade no momento da entrega e manuseio e acompanhamento do preparo do alimento, além da comunicação a instâncias superiores é de responsabilidade da servidora e não foi adotado pela mesma”.

Quanto à defesa apresentada pela diretora do Ceinf, a sindicância instalada por Bernal a desqualificou. Ela teria fornecido “cópia de um e-mail, onde supostamente informava ao setor de nutrição da SAS em abril desse ano sobre a qualidade da carne”. Alega que o documento “não tem destinatário” e que a foto anexada de sebo “não mostra” de onde foi retirado, se tratando, portanto, de prova imprestável.

Como a Sindicância nada constatou de irregular na ação da Salute, embora tenha sido divulgado um vídeo feito pelo representante do Ministério Público, promotor Sérgio Harfuche, mostrando a péssima situação da carne enviada para o centro infantil, o procurador-geral do Município deu parecer no sentido de a Secretaria Municipal de Administração analisar se houve descumprimento de alguma cláusula contratual pela Salute.

A Salute Distribuídora de Alimentos foi contratada, emergencialmente, para fornecer alimentos para os Centros de Educação Infantil (CEINFs). Apesar de a Salute só ter um capital social de R$ 50 mil, foi aquinhoada com um contrato no valor de R$ 4,3 milhões. Na prática, a Salute funciona apenas como uma atravessadora, já que subcontratou uma outra empresa para transportar os alimentos até os Ceinfs.

 



gente quanta falta de sensibilidade desse nosso prefeito sim escolhido pela população de campo grande ,sera q não estão vendo q ele esta fazendo tudo errado ja mostra ai por demitir esta servidora escolhida por ele mesmo ;por coragem de colocar o boca no trombone e falar como estão tratando nossos filhos ,apesar de nossos não pois o meu ja esta na fila de uma vaga o ceinf desde do ano passado cade suas promessas politicas não estão realmente vendo nada pois ele não esta fazendo nada para o povo e sim pra si proprio mas eu acho pouco isso e para os eleitores dele vem em quem votarão parabéns cambadas engoli isto estão tendo o q merece não queriam mudança esta ai mudou tudo mesmo ate a cara da cidade esta feia pra quem vem de fora ....
 
JUSSARA ALVES BENTO em 22/10/2013 01:39:33
O senhor EDINALDO VIANA falou em licitação! Que licitação??? A tal empresa em questão foi contratado pelo incompetente prefeito por dispensa (por que será?), e a mesma diretora que ele demitiu, e que agora aqui muitos atacam por sua atitude, foi indicado pelo próprio prefeito, o que mais uma vez mostra sua imensa incapacidade profissional!!!!! Nunca fez nada de relevante em sua vida politica por Campo Grande, a não ser homenagear "amiguinhos" com nomes de ruas enquanto vereador, esse é o atual prefeito de CG! O povo acéfalo que não enxerga um palmo na frente do nariz merece mesmo o governante que tem! ou tinha!!!!!! Que esse foi pro pau!!!!!
 
Jefferson Fonseca em 20/10/2013 03:31:27
Quanta infantilidade deste prefeito ,não tem competência de resolver as coisas ,não aguento mais estas declarações chulas que tudo é perseguição politica .Chega dessa babaquice de ficar se fazendo de vitima ,vira homem Bernal e faca o que tenha que ser feito. Vamos imaginar que Campo Grande é uma empresa nossa, quem manteria um funcionário sem produzir por tanto tempo ,me poupem não consegue nem dar continuidade ao que estava sendo feito cada dia que passa a cidade esta pior ,e me poupem os ganhadores de cesta básica que o elegeram mas a ingenuidade de vocês já foi longe demais .
 
Fabiana Ramos em 19/10/2013 10:34:08
Pq punir a empresa que ganha milhões para fornecer comida de qualidade e fornece ''sebo''? È mais fácil punir uma servidora, e ainda vem querer usar em campanha dizendo sobre a ditadura do governador. Ta certo ! SQN
 
Fernando Godoy em 19/10/2013 10:15:54
Concordo em número, gênero e grau com o Sr. EDINALDO VIANA, assim como, com a atitude tomada pelo Prefeito Alcides Bernal!

Parabéns pela tomada de decisão.
 
Thiago Assis em 19/10/2013 09:58:36
DITADOR
 
marcelo koin em 19/10/2013 09:52:40
muito antes do prefeito atual já era servido o sebo as pobres criancinhas!
 
mari santos em 19/10/2013 09:26:59
A incoerência é a marca registrada dessa administração.
 
Afonso Netho em 19/10/2013 09:07:55
Os pais de alunos estão cansados de comprar rifa para arrumar os ceinf, tudo dia é uma coisa nova para arrumar na escola, o ceinf do jardim Botafogo esta abandonado esgoto esta entupido ninguém pode usar banheiro para dar banho nas crianças, e nem fazer comida para as crianças. Uma ajuda por favor. Os pais agradecem.
 
Sandro Marques em 19/10/2013 09:02:39
a responsabilidade é de quem recebeu o produto, não do prefeito,se você contrata um funcionário e não cumpre suas obrigações ,justa causa nele.Eu como diretora jamais receberia um produto qualquer que seja sem condições de uso.
 
Ramão Achaer em 19/10/2013 08:50:06
A corda sempre arrebenta no lado mais fraco...
 
Ricardo Schell em 19/10/2013 08:38:51
gente!!!!!!!!!!!!!???????????? sera que o SR. prefeito não ve que ele mesmo cavou a propria cova !!!!!!!!!!,agora os coitados dos servidores tem que ficar de boca fechada.para garantir os empregos :::???????!!!!!!!!!!! comida da mà qualidade e outras coisas pra nossas crianças!!!!!!!!!!!! ??????????
 
solange obara em 19/10/2013 08:28:40
O ceinf do Jardim Botafogo esta abandonado os pais das crianças que ali estão não aguentam mais comprar rifa para arrumar a escola, agora foi o esgoto que esta entupido, ninguém pode usar nem banheiro nem a cozinha para fazer comida as crianças onde isso vai parar.
 
Paulo Marques de Nigre em 19/10/2013 08:08:24
Dona Sonia, funcionária responsável pela unidade, foi de uma falta de bom senso e responsabilidade. Um Prefeito ou um governador não tem a obrigação de acompanhar todos os setores ou secretarias, por isso é que tem os secretários, chefes. Eles é que tem a obrigação e responsabilidade de fiscalizar e conduzir o dia a dia de sua unidade. Essa mal intencionada não deveria e não poderia agir desta forma. Retificando ou Ratificando: Das duas ou mal intencionada ou incompetente.. Tem que ser desligada imediatamente por falta de conhecimento do seu serviço.
 
ricardo thibes cardoso em 19/10/2013 07:59:21
Cada dia que passa esse "prefeitinho" apronta uma. Onde é que ele vai parar???
 
wanderson nunes dias em 19/10/2013 07:54:22
A maioria dos problemas que estão "aparecendo" na atual gestão, já vem de décadas... É que na administração passada, tudo estava embaixo do tapete. Sempre tivemos problemas com a saúde! Sempre tivemos problemas com a educação! Sempre tivemos problemas com a infraestrutura da cidade! Sempre tivemos problemas com o trânsito! Sempre tivemos problemas na administração da cidade. Só que agora que os "feras" saíram do poder, estão desenterrando os ratos mortos para jogar na mesa da atual gestão.
Tudo farinha do mesmo saco. O difícil é fazer o povo entender isso.
 
Anderson Nascimento em 19/10/2013 07:40:14
Não existem mais notícias no CG News????? É o tempo todo Bernal fez isso, Bernal faz aquilo... Deixem o cara trabalhar! Ele foi eleito pelo povo e tem quatro anos para administrar a cidade. Se não der certo, troca. Agora, o que se tem é somente briga por poder para tirá-lo do comando. Ninguém está preocupado com o povo. Se estivessem tão preocupados com o povo como fingem estar, ajudariam o prefeito em suas dificuldades para que a cidade fosse bem administrada.
 
Anderson Nascimento em 19/10/2013 07:33:54
É Campo Grande vcs elegeram esse cidadão ai agora aguenta.......
 
gilmar santos em 19/10/2013 07:19:40
É, quem sempre arca com as consequências são os subordinados que, às vezes, fazem vista grossa para não serem punidos e quando resolvem falar também são punidos. É a lei de quem pode mais pressiona mais.....
 
eliane marques em 19/10/2013 06:14:21
A reportagem peca pela falta de correspondência com a realidade, a Coordenadora do Ceinf não foi demitida, mas retornada ao seu cargo efetivo, posto que exerce cargo comissionado de livre nomeação e exoneração "ad nutum", e perdeu o função de confiança (não o cargo efetivo) porque não deveria ter recebido um produto que achava fora do padrão contratado, não tendo o Prefeito a obrigado a receber já que a mesma sequer comunicou seus superiores que o produto não estava dentro das especificações.
 
Celso Pereira da Silva em 19/10/2013 01:35:57
Será que essa carne com sebo foi entregue apenas nesse Ceinf? Estranho deveria ser o lote todo a não ser que cada Ceinf é fornecida uma remessa especial. Mas se os prefeitos, governadores ou presidente da republica tiverem que pagar o pato pela qualidade dos gêneros entregue a cada uma unidade a coisa ficará danada.
 
Celso Pereira da Silva em 19/10/2013 01:28:06
Epa nosso prefeito perdeu noção do comando heim, pera ai o que a diretora da ceinf tem haver com o produto que foi licitado pela prefeitura????? O maximo que a ceinf tem a fazer e receber a mercadoria, esse prefeito ta perdendo a noção mesmo, como não votei nele nem me espanto , tal incompetencia e ignorancia má administração e outros adjetivos que lhe cabem e pouco, ele quer descontar e descarregar a culpas nas pessoas que não tem nada haver com a devida incompetencia . Olha campograndenses vamos acordar, chega de malandragem, má administração e descasso, vamos tirar do poder essas pessoas que não sabem administrar nada .Prefeito vamos abaixar essa crista , e pensar ou você toma as redias da administração com seriedade e transparencia , ou meu querido passa a bola da vez. pense bem !!!!
 
SANDRA MARIA OLIVEIRA ALVES em 19/10/2013 00:22:10
isso chama-se sabotagem!!!! tem mais gente a ser demitido,prejudicando o prefeito,manda embora.
 
Osvaldo willian da silva em 18/10/2013 23:27:12
Coisa de Bernal, colocando sua responsabilidade em cima de pessoa honesta e trabalhadora... tenho dó dele, pois está servidora concerteza arrumará algo melhor pra sua vida e o bernal...Coitado, não ganha nem pra presidente de bairro.
 
joao paulo vilalba em 18/10/2013 22:13:55
é isso ai que acontece com esse cara de pau do bernal....quer tirar sua ira em cima de quem trabalha pois ele não faz m.. alguma para ninguém de bom so ruina....fora urgente cara de pau bernal
 
filadelfi terencio em 18/10/2013 21:49:54
É por essas e outras que o prefeito vai perder a cabeça
 
Alex Andre De Souza em 18/10/2013 21:42:38
É isso ai Bernal..quem se preocupa com a qualidade da alimentação das crianças tanto das escolas quanto dos ceinfs são destituídos. A carne é sebosa sim !!! E do que adiantaria a diretora constatar o sebo da carne na entrega? Ela seria trocada? JAMAIS
É mutreta com a salute!!! Fora Bernal..
 
Ana Leticia em 18/10/2013 21:10:58
Nossas prerrogativas de exercer nosso poder soberano de maneira indireta, ou seja, pelo voto, elegendo nossos representantes não vale mais de nada! Estamos submetidos a um verdadeiro SISTEMA DE CORONELISMO nesse estado que vive um processo de involução. PMDB um verdadeiro quartel de MAFIOSOS que não compreende a palavra `` O POVO NÃO AGUENTA MAIS ´´. Essa tal cassação do Alcides Bernal nada mais é do que uma tentativa desesperadora de se evitar que os roubos da anterior administração venha a tona. Chega, basta, isso já esta virando um verdadeiro circo onde os PALHAÇOS SOMOS NÓS! Se ha alguém que deve exigir a saída do Bernal, esses somos nós, pois, nós somos o POVO e o poder pertence a nós. Rasquemos essa constituição que em nada é respeitada!

Estou com você Bernal!
 
lucas Rogero Ribeiro em 18/10/2013 21:02:23
parabéns prefeito, governar pelo povo jamais, somente em campanha no mandato é ditadura mesmo, façam o que eu digo ou vão embora.
 
wallace reis em 18/10/2013 20:52:30
Passou da hora de fazer esta mudança, esta Sra. é sem dúvida a favor de outras pessoas,faria qualquer acerto par prejudicar o prefeito,mas vejam bem todos aqui do bairro sabem que foi armação.
 
Adir Bernardes em 18/10/2013 20:38:40
e o bernal??? continua a fazer besteira... fora bernal fora....
 
ELY MONTEIRO em 18/10/2013 19:40:25
Com certeza ,a ilustre Diretora, não conhece nada de carne e confundiu um generoso pedaço de filé com sebo. Ora bolas, faça um curso no Friboi Sra. Diretora.
 
Gilberto Ferreira do Amaral em 18/10/2013 19:28:18
Correto o Prefeito, é dever do Gestor de material local, conferir e receber os produtos. Se os produtos esta em desacordo com o que foi licitado, NÃO RECEBA. Ou está diretora espera que o prefeito saia do seu gabinete para ir no CEINF assinar a NF da mercadoria!!!
 
EDINALDO VIANA em 18/10/2013 19:10:28
Com certeza a Diretora não conhece nada de carne. Alem do mais , se nao olhar bem dá para confundir filé com sebo sim senhor, ora bolas.....