ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEGUNDA  18    CAMPO GRANDE 26º

Política

Empresa acusa Delcídio de tentativa de extorsão para quitação de dívida

Waldemar Gonçalves e Anahi Zurutuza | 30/07/2016 09:49
Ex-senador Delcídio do Amaral, na imagem ainda atuando como parlamentar, que citou a EMS em delação à Operação Lava Jato (Foto: Agência Senado)
Ex-senador Delcídio do Amaral, na imagem ainda atuando como parlamentar, que citou a EMS em delação à Operação Lava Jato (Foto: Agência Senado)

A EMS, maior fabricante de medicamentos do Brasil, acusa o ex-senador Delcídio do Amaral (ex-PT-MS) de ter tentado extorqui-la, em 2014, para quitar uma dívida de campanha de R$ 1 milhão. A informação consta em reportagem publicada pela Folha de S. Paulo neste sábado (30).

O contragolpe está em defesa da empresa apresentada à Justiça na semana passada. A EMS foi citada por Delcídio em delação premiada feita à Operação Lava Jato.

De acordo com a reportagem da Folha, a fabricante de remédios alega que Delcídio usou seu prestígio como senador e proximidade com a então presidente Dilma Rousseff (PT) para pressioná-la.

À Lava Jato, Delcídio disse que a dívida era referente à campanha derrotada ao governo de Mato Grosso do Sul em 2014. Ele, então, diz ter procurado o tesoureiro da campanha de Dilma, o ex-ministro Edinho Silva, que o teria orientado pedir às empresas credoras para apresentarem notas fiscais colocando a EMS como contratante para, então, ela fazer o pagamento.

Delcídio contou que duas agências de comunicação, a FSB e a Black Ninja, emitiram as notas, de R$ 500 mil cada. Em seguida, com a fabricante de remédios figurando em notícias sobre a Lava Jato, as duas credoras teriam recuado e cancelado os documentos, arcando com o prejuízo.

Conforme detalha a Folha, a defesa da SEM é assinada pelo advogado criminalista Fernando José da Costa e está na 10ª Vara Federal em Brasília, onde tramita apuração preliminar contra Edinho a partir da delação de Delcídio.

Pela versão da EMS, um assessor do então senador, identificado como Diogo, foi quem a procurou no fim de 2014 pedindo que a empresa quitasse a dívida. Diante de uma negativa, teria vindo a ameaça: “Você sabia que Delcídio é senador e amigo pessoal da presidente da República?”.

Dias depois, relata o texto da Folha, a empresa teria recebido as notas por e-mail. A EMS garante não tê-las pago.

À Folha, a defesa de Delcídio não se manifestou. Nesta manhã de sábado (30), a informação é de que ainda não há qualquer posicionamento oficial do ex-parlamentar em relação ao assunto.

Nos siga no Google Notícias