ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Política

"Esperamos plano nacional até terça-feira", diz secretário sobre vacinação

Secretário Geraldo Rezende disse que só soube pela imprensa da data prevista para imunização começar, que é 20 de janeiro

Marta Ferreira | 14/01/2021 15:54
O secretário José Mauro Pinto e a vice-prefeita Adriane Lopes durante a reunião com ministro Pazuello. (Foto: Divulgação)
O secretário José Mauro Pinto e a vice-prefeita Adriane Lopes durante a reunião com ministro Pazuello. (Foto: Divulgação)

Ao comentar a declaração do ministro da Saúde Eduardo Pazuello, de que a vacinação contra a covid-19 tem previsão de começar a ser aplicada no dia 20 de janeiro, a próxima quarta-feira, o secretário de Saúde de Mato Grosso do Sul, Geraldo Rezende, disse que ainda não há uma formalização para os órgãos estaduais sobre o tema.

De acordo com ele, a expectativa é de haver, de fato, uma organização pronta para isso a ser apresentada na reunião entre governadores, secretários estaduais da área e o ministro, marcada para o dia 19, terça-feira.

Rezende disse que, por ora, o que sabe sobre a programação de início é o que saiu na imprensa.

A vice-prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, participou da reunião de forma remota, acompanhada do secretário José Mauro Pinto..

 A doses serão aplicadas nos grupos prioritários, que somam 890,5 mil pessoas  no Estado. O PNI (Plano Nacional de Imunização) para a covid-19 lista as pessoas

Na conversa breve com o Campo Grande News por telefone,  Geraldo Rezende acentuou que o Brasil está atrasado no processo de imunização de outros países. “O ministério precisa conversar com os secretários”, pontuou.

A reunião da próxima terça-feira estava marcada para essa semana, mas acabou sendo cancelada.

Plano pronto – O governo do Estado divulgou plano prevento a logística para distribuição de vacinas, com apoio das forças de segurança.

Pelo que foi publicado hoje no Diário Oficial, a previsão é de uma primeira leva com 145,6 mil doses.

Conforme anunciado, o plano traçado prevê distribuição dos imunizantes aos 79 municípios do interior do Mato Grosso do Sul no prazo de 48 horas.

Na Capital - “Estamos unindo esforços para ampliar os grupos que receberão a primeira dose da vacina dentro do menor espaço de tempo, com segurança e tranquilidade para a população”, afirmou a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, que participou, de forma remota, da reunião de Pazuello com prefeitos em que foi anunciada a data.

De acordo com Adriane, a prefeitura está preparada para iniciar a execução do programa de imunização nacional assim que o governo Federal liberarem o uso das doses.

O ministro  disse no encontro com autoridades que 8 milhões de doses de vacinas devem estar disponíveis em janeiro, 2 milhões fabricadas pela Oxford/AstraZeneca e 6 milhões da CoronaVac. Os imunizantes serão entregues no Brasil pela Fiocruz e pelo Instituto Butantã, respectivamente.

Nos siga no Google Notícias