ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 26º

Política

Estados terão 24 horas para fechar acordo com a União sobre o ICMS

Audiência de conciliação no STF para discutir o tema terminou sem acordo entre as partes envolvidas

Jhefferson Gamarra | 28/06/2022 15:12
Trabalhador abastecendo veículos em posto de combustíveis da Capital (Foto: Marcos Maluf)
Trabalhador abastecendo veículos em posto de combustíveis da Capital (Foto: Marcos Maluf)

Governo federal e Estados, incluindo Mato Grosso do Sul, terão 24 horas para debater sugestões e chegar a um acordo sobre a alíquota do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços)cobrado sobre os combustíveis. O prazo foi acertado durante uma audiência de conciliação, realizada na manhã desta terça-feira (28), conduzida de forma virtual pelo ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal).

A audiência contou com representantes da União e dos gestores estaduais. Conforme a ata da reunião, Mato Grosso do Sul foi representado pelo governador Reinaldo Azambuja e pelo procurador estadual, Ulisses Schwarz Viana, que atua junto ao STF e Tribunais Superiores.

O prazo de 24 horas foi dado pelo ministro Gilmar Mendes, após a falta de acordo no encontro. O magistrado reconheceu a autonomia dos estados na cobrança de impostos, mas destacou que todos devem atuar em harmonia em prol do desenvolvimento nacional , citando os efeitos que a pandemia da covid-19 e a guerra entre Rússia e Ucrânia causaram na economia.

“A arrecadação dos impostos não é um fim em si mesma. Muito pelo contrário, os recursos financeiros existem para fazer frente às inúmeras despesas que decorrem dos direitos fundamentais garantidos em nossa Carta Constitucional”, disse ministro.

O impasse na cobrança do imposto se deve a exigência do presidente Jair Bolsonaro, que determina uma alíquota única do imposto sobre combustíveis e a limitação da cobrança do tributo sobre combustíveis, energia, comunicações e transportes coletivos. Porém, os estados manifestaram preocupação com a redução do imposto, que é a principal fonte de arrecadação de recursos para aplicação em saúde e educação, por exemplo.

“Iniciados os trabalhos e proposta a conciliação entre as partes, a mesma restou infrutífera, por ora”, diz o termo da audiência assinado pelo minitrso. “Todos os entes federativos puderam expressar-se, por meio de seus representantes, e ficou acertado que as partes se manifestariam no prazo de até 24 (vinte e quatro) horas. Todos saíram devidamente intimados”, finalizou.

O Comsefaz (Comitê Nacional de Secretários de Fazenda) disse na reunião que a perda de arrecadação com as duas leis chega a cerca de R$ 134 bilhões. Há também um processo em que 11 estados, incluindo Mato Grosso do Sul, questionam a Lei Complementar 194, que unificou as alíquotas do ICMS sobre os combustíveis.

"Somo simpáticos a redução do ICMS e temos a menor alíquota do imposto sobre o diesel do Brasil. A grande discussão está na gasolina e envolve governo federal, estadual. Tenho certeza que chegaremos a uma solução que fará chegar nas bombas uma diminuição, que é o consumidor espera de todos nós", afirmou o governador Reinaldo Azambuja.

Nos siga no Google Notícias