ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 32º

Política

Estudo de reajuste salarial deve chegar em outubro na Assembleia

Lei federal impede que aumento seja dado nesse ano; gasto viria de suplementação já aprovado

Nyelder Rodrigues e Gabriela Couto | 15/07/2021 14:45
Deputado Paulo Corrêa falou sobre projeto que pode ser analisado na volta do recesso (Foto: Cyro Clemente/Alems)
Deputado Paulo Corrêa falou sobre projeto que pode ser analisado na volta do recesso (Foto: Cyro Clemente/Alems)

O Governo do Estado deve entregar até outubro um estudo que analisa a viabilidade para que sejam feitos reajustes nos salários dos servidores públicos estaduais de Mato Grosso do Sul. Quando pronto, o projeto será enviado para nova análise e votação na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul).

Ainda em elaboração, não há detalhes sobre o texto, nem mesmo quais as categorias que devem ser contempladas e os índices a serem aplicados, conforme explica o presidente da Assembleia, o deputado estadual Paulo Corrêa.

Em entrevista ao Campo Grande News, o parlamentar comentou o encerramento do primeiro semestre na Casa e já antecipou possíveis pautas que serão tratadas no retorno do recesso, caso do projeto de reajuste para os servidores.

"O governador nos disse da possibilidade de estudar dentro do Executivo se é possível dar esse aumento para algumas categorias. Deve chegar por outubro, novembro", diz Corrêa, revelando ainda acreditar que a questão não deva sair do papel esse ano.

Segundo o presidente da Alems, existe o impedimento da lei complementar 173, assinada em 2020 pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que previa socorro de R$ 60 bilhões aos estados e municípios na crise causada pela covid-19, mas impedia que até 31 de dezembro de 2021 fossem realizados reajustes para servidores.

"Então podem já fazer esse estudo, deixar tudo pronto para o ano que vem, mas em 2021 não tem essa possibilidade de reajustar salário", declara Corrêa, que aproveitou também para relembrar a aprovação da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) com possibilidade de suplementação de 40%, justamente para atender questões como essa.

Nos siga no Google Notícias