A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

10/03/2012 10:31

Estudo revela que eleitor da Capital quer um prefeito com jeito de síndico

Wendell Reis

Pré-candidatos vão ter que adotar discurso mais conservador para vencer as eleições

Pesquisa revela que o eleitor quer qualidade de vida(Foto: João Garrigó)Pesquisa revela que o eleitor quer qualidade de vida(Foto: João Garrigó)

Um estudo realizado pelo cientista político Alberto Carlos Almeida, autor dos livros “A Cabeça do Eleitor” e “Por que Lula?”, revelou que o eleitor campo-grandense é conservador e quer um novo prefeito que se aproxime mais do trabalho realizado por um síndico de condomínio do que de um político.

“Você tem uma demanda de gestão grande. As cidades mais conservadoras preferem administradores que têm a cara de um síndico de condomínio do que propriamente de um político”.

Os estudos foram realizados a pedido do PT para analisar, a princípio, a visão que o eleitor de Campo Grande tem dos diferentes governos. Neste sentido, Alberto Carlos conta que a pesquisa detectou um eleitor mais conservador:

“Comparando Campo Grande com cidades como o Rio de janeiro e cidades do nordeste, Campo Grande é uma cidade bem mais conservadora. A pesquisa detecta. Isso é até importante, porque significa que os partidos, que pode ser PMDB e PT, em lugares diferentes do Brasil, acabam tendo que ter discursos diferentes. Porque tem que se adaptar a sua região”. O cientista avalia que o PT de Campo Grande vai ter que adotar um discurso mais conservador para tentar vencer a eleição.

Cientista que escreveu o livro “A Cabeça do Eleitor” fez um estudo sobre o que deseja o campo-grandense (Foto: Wendell Reis)Cientista que escreveu o livro “A Cabeça do Eleitor” fez um estudo sobre o que deseja o campo-grandense (Foto: Wendell Reis)

Entre os dados que revelaram o conservadorismo estão a busca do eleitor de Campo Grande por qualidade de vida: “Quando você tem um eleitorado com uma situação de mais carência, que acaba gerando um eleitor menos conservador, você tem uma demanda muito concentrada em uma coisa só, como por exemplo a saúde, o atendimento caótico. Campo grande não é tão assim”.

Alberto explica que este resultado não quer dizer que a saúde não seja o mais importante, mas é uma coisa mais ponderada, diferente de outras regiões.

“São vários indicadores. A gente tem este dado por meio do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mas procura conferir. A cidade praticamente não tem favela: 1% ou 2%. Algo irrisório, inteiramente diferente do restante do País ... Eu nem penso em vantagem e desvantagem, é simplesmente diferente. É uma região do País que você tem um equilíbrio social maior. Em regiões menos conservadoras você tem mais desigualdades. Aqui não”.

Presidente Michel Temer deve ter alta na manhã desta sexta-feira
O presidente Michel Temer deverá ter alta hospitalar na manhã desta sexta-feira (15), informou o médico Roberto Kalil Filho, que coordena os cuidados...
Interrogatório de Lula na Operação Zelotes é marcado para fevereiro de 2018
A Justiça Federal em Brasília marcou para o dia 20 de fevereiro de 2018 os interrogatórios do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de seu filho ...
Senado aprova desconto de dívidas de produtores rurais e texto segue para sanção
O Senado concluiu a votação, nesta quinta-feira (14), do projeto que permite a renegociação das dívidas de produtores rurais, estabelecendo descontos...


Esse negócio de culpar o povo de não saber votar é besteira. O povo não tem em quem votar, pois todos, repito, TODOS estão ou serão corrompidos pelo sistema. O político NÃO TRABALHA PARA QUEM O ELEGEU, mas para aqueles que investiram em sua campanha. Nunca teremos escolha, pois as cartas são marcadas e o jogo é sujo.
 
wagner cabriote em 12/03/2012 12:42:21
Decida: Você quer "vender o voto" ou quer uma administração pública séria e confiável? É uma coisa ou outra (assoviar ou chupar cana). Caso sua escolha seja por vender o voto, pare de reclamar da corrupção, ja que, você é o grande culpado.
 
Carlos Nunes em 11/03/2012 11:32:49
As cidades precisam e querem alguém q as administre c/ competência e os pretendentes deveriam entender quer ser prefeito deve ser uma finalidade e não um meio já pensando na próxima eleição p/ o governo estadual. A maioria das ações dos administradores visa a mídia do q o bem estar dos cidadãos. Para eles, não importa se o candidato não é o melhor, mas basta ser da mesma "família" e está tudo bem.
 
Teófilo Rodrigues em 11/03/2012 09:36:29
QUER POLÍTICO LEGAL, NÃO VENDA SEU VOTO, NEM COMO CABO ELEITORAL REMUNERADO, NEM POR ANIVERSÁRIO, PRESENTES, PASSAGENS, FAVORES, AÍ SIM, SE NINGUÉM PEGAR DINHEIRO DOS POLÍTICOS, ELE TORNAM NOSSOS EMPREGADOS, PORTANTO FICARÃO A NOSSA DISPOSIÇÃO, SE VENDERMOS VOTOS, COMO FAZEM, ELES NÃO SÃO OBRIGADOS A NOS ATENDER, DENUNCIE COMPRA DE VOTO, CABO ELEITORAL REMUNERADO, ALICIADORES DE VOTOS, CUIDADO.
 
PEDRO BRAGA em 10/03/2012 11:20:24
Sou síndico e nem de longe me comparo com esses "políticos".
Apesar de ser político, também,procuro ser bem correto nas coisas que me são atribuidas para administrar.
Nessa eleição vamos escolher bem!
 
João Luiz em 10/03/2012 09:46:44
Voces acabaram de descrever o perfil de Reinaldo Azambuja.
Parabens campograndenses!! Merecidamente chegou a vez do Rei, e na cidade em que nasceu. A nossa morena sera elevada a melhor capital do pais... aguardem!!
 
Neiton J. Mendes em 10/03/2012 06:33:34
Faço minhas as palavras do Pedro Braga, vamos ter equilibrio ao decidir nosso voto, buscando conhecer a vida pregressa do do candidato para depois decidir-mos pelo que tiver melhor curriculun de seriedade e transparencia na sua vida publica.
 
porfirio vilela em 10/03/2012 04:30:19
O BOM POLÍTICO NÃO TEM MEDO DE POR A PROVA A SUA CONDUTA E RESPEITA A OPINIÃO PÚBLICA. NINGUÉM FAZ MILAGRES, PORÉM COM BOA VONTADE E GESTÃO HONESTA É POSSÍVEL SE FAZER MUDANÇAS PARA MELHORAR O SISTEMA E GARANTIR MELHORES CONDIÇÕES DE SAÚDE-SEGURANÇA E EDUCAÇÃO PARA A POPULAÇÃO. E AINDA DIGO: QUE É ATRAVÉS DA FICHA LIMPA QUE O ELEITOR DEVE COMEÇAR A FAZER SUA ESCOLHA E OBSERVAR SEUS CANDIDATOS!
 
Edna S.Nonato em 10/03/2012 03:21:19
Se for real esta pesquisa e for o PT que encomendou e levar a sério, terá que pensar na possibilidade de não lançar Vander como candidato a prefeito. Cara e Jeito de síndico ele não tem... tem a cara pura do político brasileiro.
 
Sandro Trindade Benites em 10/03/2012 01:31:26
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions