ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Política

Ex-vice-presidente José Alencar morre, aos 79 anos, em hospital de SP

Fabiano Arruda | 29/03/2011 13:48
Ex-vice presidente estava internado no Sírio Libanês. (Foto: Futura Press)
Ex-vice presidente estava internado no Sírio Libanês. (Foto: Futura Press)

Após travar uma verdadeira batalha de 13 anos contra um câncer na região do abdômen, o ex-vice-presidente da República, José Alencar, morreu nesta terça, às 13h45 (horário de MS), por falência múltipla de órgãos, aos 79 anos, no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

A luta contra o câncer piorou nos últimos meses. Ele foi submetido a 17 cirurgias nos últimos 13 anos.

Na última das várias internações, Alencar estava desde segunda na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do hospital Sírio Libanês, em São Paulo, com quadro de suboclusão intestinal.

Segundo informações do G1, após passar 33 dias internado, inclusive no Natal e no Ano Novo, o ex-vice-presidente havia deixado o hospital no último dia 25 de janeiro para ser um dos homenageados no aniversário de São Paulo.

A internação tinha sido motivada pelas sucessivas hemorragias e pela necessidade de tratamento do câncer no abdômen.

No dia 26 de janeiro, recebeu autorização da equipe médica do hospital para permanecer em casa. No entanto, acabou voltando ao hospital dias depois.

Durante o período de internação, Alencar manifestou desejo de ir a Brasília para a posse da presidente Dilma Rousseff.

Momentos antes da cerimônia cogitou deixar o hospital para ir até a capital federal a fim de descer a rampa do Palácio do Planalto com Luiz Inácio Lula da Silva.

Ele desistiu após insistência da mulher, Mariza. Ainda conforme informações do G1, o ex-vice presidente decidiu ficar, vestiu um terno e chamou os jornalistas para uma entrevista coletiva, na qual explicou por que não iria à posse e disse que sua missão estava “cumprida”.

Cancelamento de agenda - No dia 26 de janeiro de 2009, uma agenda entre o governador André Puccinelli (PMDB) e a então ministra da Casa Civil, Dilma Roussef (PT), foi cancelada por conta dos problemas de saúde do ex-vice presidente. À época, ele havia sido internado para retirada de tumores no abdômen.

O cancelamento da agenda ocorreu porque Dilma acompanharia o então presidente Lula em uma visita a Alencar.

Política - Alencar disputou o governo de Minas Gerais em 1994 e acabou a disputa na terceira colocação. Em 1998, foi eleito senador por seu Estado, com 3 milhões de votos.

Na Casa, ocupou a presidência da Comissão Permanente de Serviço de Infraestrutura, foi membro da Comissão Permanente de Assuntos Econômicos e da Comissão Permanente de Assuntos Sociais.

Em 2002, o passo mais importante na carreira política foi a composição da chapa, então pelo PL, como vice de Lula. Eleito, adotou uma linha crítica a política econômica brasileira.

Em 2004, acumulou a vice-presidência e o Ministério da Defesa, pasta que comandou até 2006, ano em que venceu a reeleição presidencial.

Casado com Mariza Campos Gomes da Silva, Alencar deixa três filhos: Maria da Graça, Patrícia e Josué.

Nos siga no Google Notícias