ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 19º

Política

Fábio comanda voto pela hediondez para crime sexual contra crianças

Josemil Arruda | 20/05/2014 14:55
Fabio Trad liderou voto peemedebista pela aprovação do projeto (Foto: arquivo)
Fabio Trad liderou voto peemedebista pela aprovação do projeto (Foto: arquivo)

Na aprovação ontem do Projeto de Lei 7220/14, que torna hediondo o crime de exploração sexual de crianças e adolescentes, impedindo o condenado de obter anistia, graça ou indulto ou pagar fiança, o deputado federal Fábio Trad (PMDB-MS) comandou, pela bancada do PMDB, a votação favorável à matéria. Agora o projeto, oriundo do Senado, o será enviado à sanção da presidente Dilma Roussef. A aprovação ocorreu num período importante, já que no último domingo (dia 18) foi o Dia Nacional de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A hediondez endurece a pena para o crime. A partir do momento que a norma passar a vigorar, quem for condenado por exploração sexual de crianças e adolescentes terá de cumprir um período maior no regime fechado para ter direito a progressão a outro regime de cumprimento de pena mais brando. É exigido o cumprimento de, no mínimo, dois quintos (2/5) do total da pena aplicada se o apenado for primário; e de três quintos (3/5), se reincidente.

“Trata-se de um crime de alta gravidade, nocivo, que traduz a periculosidade de quem o pratica, de maneira que a decisão (aprovação do projeto) é uma resposta positiva do legislador brasileiro no sentido de classificar como hediondo esse que é um crime abominável”, afirmou Fábio Trad, na Câmara Federal, no encaminhamento do voto do PMDB.

O crime que está prestes a se tornar o 11º a ser classificado como hediondo está previsto no Código Penal, configurando-se ao se submeter, induzir ou atrair à prostituição ou outra forma de exploração sexual alguém menor de 18 anos ou vulnerável. A pena é de 4 a 10 anos de reclusão e é aplicável também a quem facilitar essa prática ou impedir ou dificultar o seu abandono pela vítima.

Hoje são listados pela Lei do Crime Hediondo (8.072/90) dez crimes graves, entre os quais estupro de crianças e adolescentes menores de 14 anos e pessoas vulneráveis, latrocínio, sequestro seguido de morte, tráfico de drogas, terrorismo e tortura.

Nos siga no Google Notícias