ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 25º

Política

Fábio Trad defende redução de carga tributária e maior eficiência pública

Vinícius Squinelo | 29/10/2013 20:05

Em pronunciamento nesta terça-feira (29) na Câmara Federal, o deputado Fábio Trad (PMDB-MS) criticou a excessiva carga tributária imposta à sociedade brasileira, que não é compensada com serviços públicos essenciais de qualidade.

O parlamentar afirmou que é urgente uma reforma que “reduza a fúria arrecadatória”, e cobrou mais eficiência do Governo, com corte gastos e prioridade aos setores essenciais, como saúde, educação, segurança e proteção social.

Com base em estudos do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, o deputado criticou os níveis “escorchantes” de tributação que em 12 anos aumentou de 30,03% para 36,27% do Produto Interno Bruto a carga tributária imposta ao pais.

Ele lembrou que em 2012, cada brasileiro pagou R$ 8.230,31 em impostos, o que significa um aumento de R$ 460,37 em relação a 2011. Em contrapartida não se ofereceu ao contribuinte uma melhoria compatível com esta tributação na qualidade do serviço público.

“Pelo contrário, os serviços públicos bancados por essa dinheirama não só deixam de responder as demandas essenciais, mas em muitos casos se degradam a olhos vistos”, observou o parlamenta sul-mato-grossense.

Hoje, conforme o IBPT, o Brasil entre 30 países com maior carga tributária, é o último colocado em termos de qualidade do serviço público. O Instituto calculou este ranking, tendo como parâmetro o Índice de Desenvolvimento Humano, o IDH, de 2012, definido assim o Índice de Retorno de Bem Estar à Sociedade, o IRBES.

Nos siga no Google Notícias