A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 18 de Janeiro de 2018

07/02/2013 16:57

Fetems cobra eleição direta a diretor de escola, após declaração de secretário

Em entrevista a rádio, secretário de Educação José Chadid declarou que processo de eleição é "ineficaz"

Gabriel Neris
Prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal, assina documento na sede da Fetems (Foto: Divulgação)Prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal, assina documento na sede da Fetems (Foto: Divulgação)

Uma declaração do secretário de Educação do Município, José Chadid, sobre a adoção no Município de eleições diretas para escolha dos diretores de escola, defendida pelo prefeito Alcides Bernal (PP) durante a campanha. Chadid declarou que considera o processo "ineficaz" e a Fetems divulgou nota cobrando que a promessa de campanha seja cumprida.

Campo Grande tem 85 escolas, cujos diretores são indicados. A ideia é que o processo de escolha seja feito nos moldes já adotados nas escolas estaduais.

“A gestão democrática do ensino é uma das principais reivindicações de entidades educacionais em defesa da democratização da educação pública, pois se não for dessa maneira e sim por indicação, que é o mecanismo de livre nomeação por autoridade do Estado, passa haver um grau de interferência política no ambiente escolar, permitindo que o clientelismo político tenha na escola um campo fértil para seu crescimento", afirma a nota da Fetemtes.

"Para o político profissional, ter o diretor escolar como aliado político é ter a possibilidade de deter indiretamente o controle de uma instituição pública que atende diretamente parte significativa da população”, prossegue o texto.

A Fetems lembrou, ainda, que o prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), esteve na sede da entidade e assinou carta-compromisso que previa “implantar a gestão democrática nas redes de ensino, por meio de lei local, inclusive prevendo a eleição direta para as direções escolares”.

“Já fazem mais de 20 anos que a Gestão Democrática foi implantada nas escolas estaduais e com certeza contribuiu com a melhora do desempenho e da qualidade desses estabelecimentos”, ressalta a Fetems.

O presidente da ACP (Sindicato Campo-Grandense dos Profissionais em Educação), Geraldo Alves, comentou as declarações do secretário. Ele afirmou que as eleições diretas são uma bandeira do sindicato.

“Tem que haver diálogo, respeitar os professores que estão na função hoje. Tem que haver princípio de construção, ter critério, ouvir e conversar”, disse Alves. O presidente da ACP disse que na última terça-feira foi entregue ao secretário de Educação uma pauta contendo 22 itens. Entre os assuntos discutidos estão as eleições diretas nas escolas e a chamada de professores aprovados em concurso público.

O secretário José Chadid foi procurado por telefone, mas não atendeu às ligações.



Sabemos que as escolas ainda não tem eleições para diretores por conta do comodismo e da falta de consciência da sociedade.Os políticos se aproveitam do inconsciente urbano para fazer usarem o clientelismo político na hora de preencherem esses cargos.Vamos trabalhar eleições para diretor de escola já!!
 
Ronaldo Lima da Silva em 12/02/2013 16:06:30
tem que acabar a ditadura nas escolas, onde ja se viu diretor 15 anos na direção de uma escola, basta eleições para diretores nas escolas municipais....
 
marcelo lopes em 08/02/2013 15:55:07
EM MEU PONTO DE VISTA ... ACREDITO NO DIREITO CONQUISTADO , OU SEJA A PESSOA ESTUDA PRA PASSAR EM UM CONCURSO PÚBLICO, FAZ A PROVA ,PASSA E FICA JÁ A QUASE 3 ANOS SEM ASSUMIR .... ENQUANTO OUTROS CONVOCADOS ESTÀO NO LUGAR DESTES MESMOS..... AFINAL DIREITO É DIREITO !!!!
ESPERO QUE OS GOVERNANTES PENSEM BEM !!!
 
sueli luiza em 07/02/2013 21:38:47
Eu ouvi o prefeito antes da eleição numa emissora de radio, falando que se fosse eleito ia fazer eleição direta nas escolsa.É um absurdo!! ter diretores nomeado nas escolas do municipio, servindo de cabo eleitoral para prefeito e vereadores etc.Ineficaz estou percebendo que vai ser ele no cargo
 
Roberto nunes em 07/02/2013 21:31:12
Meu amigo. Não sejamos ingênuos... O Secretártio tem total razão. Parabéns, professor José Chadid. Isso é uma demonstração que o senhor não será influenciado por sindicatos.
Parabéns Alcides Bernal por ter nomeado o Chedid.
 
joão teixeira em 07/02/2013 20:32:50
Se foi compromisso tem que ser cumprido! Mas cabe salientar que na rede municipal os diretores passam por um processo seletivo muito mais rigoroso que a rede estadual. Não é "indicação" como foi colocado. O processo de escolha começa por uma eleição, passa por uma formação e depois por 3 provas eliminatórias, para só depois o professor poder ser diretor. Diferente do estado que é uma simples eleição, sem critérios técnicos. Para tirar a dúvida de qual procedimento é mais eficiente basta comparar o IDEB das escolas estaduais com as escolas municipais e verão que a rede municipsl está muito a frente.
 
Carlos Goster em 07/02/2013 19:14:39
Bernal, cumpra suas promessas de campanha, eleição direta já, ainda estamos lhe apoiando, lhe demos crédito para que faça as mudanças necessárias para melhoria de nossa cidade e desafogue os politiqueiros que há 20 anos tomavam conta da capital, a oposição está de olho, evite enfretamentos e assim continuará a garantir o apoio dos educadores.
 
Marcos Gonçalves em 07/02/2013 18:59:07
Compromisso é compromisso, Vai ser cumprido e ponto final !, ProfºDavid, suplente de vereador em Campo Grande
 
David Marques Pereira em 07/02/2013 18:54:13
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions