ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 16º

Política

Frente parlamentar defende piso salarial de professores

Redação | 17/11/2008 15:25

Deputados e senadores de diversos partidos lançam na quarta-feira (19) a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Piso Nacional dos Professores.

O objetivo da frente é contrapor-se à ação direta de inconstitucionalidade movida pelos estados do Rio Grande do Sul, do Ceará, de Santa Catarina, de Mato Grosso do Sul e do Paraná contra a lei que criou o piso, de R$ 950.

A ação questiona o uso da denominação "vencimento básico", em vez de "piso salarial".

O texto da ação apresentada pelos estados afirma que a Lei 11.738/08, que instituiu o piso, extrapolou os propósitos de regulamentar a base salarial.

O vencimento básico, argumentam os estados, não contempla as gratificações, que passam a vir como horas extras. Os estados alegam que não têm orçamento para cumprir a lei.

Segundo os estados, a obrigatoriedade de disponibilizar um terço da carga horária dos professores para atividades que não envolvam interação com os educandos exigem novos profissionais e também não há verba para essas contratações.

Segundo a deputada Fátima Bezerra (PT-RN), que propôs a criação da frente, em parceria com o senador Cristovam Buarque (PDT-DF), os governadores estão querendo transformar o piso em teto, incorporando a ele gratificações e outras vantagens.

"Piso é piso e teto é teto. As vantagens ou gratificações que os professores por acaso tenham devem ser agregadas para além do valor do piso", disse a deputada.

A reunião será realizada às 10 horas no plenário 10.

Nos siga no Google Notícias