A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 21 de Setembro de 2018

14/08/2018 11:21

Funtrab fará levantamento sobre "bagunça" no Banco Cidadão

Banco Cidadão ficou sem dinheiro para emprestar na gestão do pastor Wilton Acosta (PRB)

Aline dos Santos
Wilton Acosta deixou comando da Funtrab em abril para ser candidato. (Foto: Divulgação/Funtrab)Wilton Acosta deixou comando da Funtrab em abril para ser candidato. (Foto: Divulgação/Funtrab)

 Com novo diretor-presidente desde ontem, a Funtrab/MS (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul) informou que será feito um levantamento sobre a situação do Banco Cidadão, que, conforme noticiado pelo Campo Grande News, ficou sem dinheiro para emprestar na gestão do pastor Wilton Acosta (PRB), que empregou parentes e correligionários do partido.

Conforme a assessoria de imprensa do governo, o novo diretor vai fazer levantamento sobre a situação da Funtrab, que será detalhada em relatório. Não foi informada a situação financeira do banco, criado para emprestar dinheiro a juros baixos. O cargo foi assumido por Clistiano Fernandes Alves, que ocupava a função de superintendente de Finanças da Sedhast (Secretaria de Direitos Humanos e Assistência Social).

Além de não ter saldo, o banco registra contradição sobre a parceria com a MIQ Quali Cred, localizada na rua 15 de Novembro. Enquanto que o então coordenador do Banco Cidadão confirma a parceria, aponta a instituição como parceira e indica, inclusive, o endereço da 15 de Novembro; a Quali Cred refuta ter ligação com o banco de microcrédito.

A linha de empréstimo a juros menores para empreendedores resistiu por quase 20 anos. Primeiro, foi o Banco do Povo. Com a troca de governo, foi renomeado para Banco da Gente e, em 2015, passou a ser o Banco Cidadão.

Naquele ano, o diretor-presidente do banco era Anivaldo José Cardozo, que, até ontem respondia pela presidência da Funtrab. Em agosto de 2015, o balanço de oito meses, divulgado pela fundação, mostrou o total de R$ 1 milhão em créditos.

Dentre as linhas de financiamento, estavam o programa de Microcrédito Cidadão Universitário, Linha de Crédito para Motos, Linha de Crédito Camelódromo e Linha de Crédito Agricultura Familiar, essa última concedia até R$ 10 mil de empréstimo. A reportagem não conseguiu contato com Wilton Acosta, que é presidente regional do PRB e candidato a deputado federal.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions