ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Política

Giroto será relator das cidades na LDO de 2012

Marta Ferreira | 25/04/2011 15:23

O deputado federal Edson Giroto (PR/MS) foi escolhido hoje como relator relator setorial de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, função mais conhecida como relatoria geral das cidades, da Lei Orçamentaria de 2011. A indicação de Giroto para o cargo foi feita pelo PR aos integrantes da Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização.

O parlamentar havia sido cotado para ser o relator-geral da LDO, função entregue ao deputado Márcio Reinaldo, do PP.

Os relatores setoriais, conforme resolução do Congresso, são escolhidos entre os membros das comissões permanentes afetas à áreas temáticas ou dentre os que tenham notória atuação parlamentar nas respectivas políticas públicas.

O líder do PR, deputado Lincoln Portela, disse que foi a experiência de Giroto na área que motivou a indicação. Portela lembrou que o parlamentar sul-mato-grossense foi secretário de obras e transportes, tanto na esfera municipal e estadual, por 13 anos.

Ao comentar a indicação, o deputado sul-mato-grossense afirmou que a função de relator setorial será importante para que sejam garantidos projetos importantes para as cidades do Estado. “Na relatoria, vou analisar projetos que vão melhorar a infraestrutura - tanto na questão de saneamento básico, quanto na pavimentação asfáltica - nos municípios, além de obras que estão no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do Governo federal, que prioriza investimentos em quase todas as localidades brasileiras e parte dos municípios de Mato Grosso do Sul”, explicou.

Segundo a resolução 01/2006 do Congresso, em seu artigo 57, os relatores setoriais estipulam como serão aplicados 55% dos recursos destinados ao atendimento de emendas coletivas de bancada e das comissões. Outros 25% quem define são as bancadas estaduais, e 20% fica nas mãos do relator-geral da LOA, para alocação, entre as emendas de bancada estadual e de comissão.

Entre as obrigações do relator setorial está o debate do projeto nas Comissões Permanentes, antes da apresentação de seus relatórios, podendo ser convidados representantes da sociedade civil.

O deputado Edison Giroto, indicado para relatoria das cidades da LDO 2012. (Foto: Divulgação)
O deputado Edison Giroto, indicado para relatoria das cidades da LDO 2012. (Foto: Divulgação)
Nos siga no Google Notícias